OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

04/12/2019 às 14:06

Diteal e TJ apresentam concerto especial de Natal na Praça Deodoro, na quarta-feira (11)

Concerto, fruto da parceria entre Diteal e TJAL, celebra o natal com um repertório especial Concerto, fruto da parceria entre Diteal e TJAL, celebra o natal com um repertório especial

Hannah Copertino

Natal é tempo de celebrar a paz, o amor, o nascimento de Cristo, a vida. Uma data especial que nos leva à reflexão sobre o que realmente importa e faz sentido. Um momento de comunhão, união, no qual as pessoas se reconhecem mais humanas. Para marcar este período mergulhando nessa atmosfera, a música chega com seu poder e diversos concertos são realizados em Alagoas. Um deles já está com tudo certo para acontecer.

A semente foi plantada em novembro deste ano, quando a diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Sheila Maluf, e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan, assinaram um acordo de cooperação visando a revitalização da Praça Marechal Deodoro, no coração do Centro de Maceió. A ideia é que as duas instituições promovam, em conjunto, eventos artísticos e culturais abertos à população.

Esta parceria começa a dar bons frutos. A primeira ação celebra o Natal em um concerto temático na quarta-feira (11), às 16h, na Praça Deodoro, com acesso gratuito. O Coral do Tribunal de Justiça de Alagoas, com regência do maestro Rodrigo Andrade, e a Camerata Ero Dictus, com direção artística e regência do maestro Max Carvalho, apresentam um belo repertório natalino com arranjos produzidos para a ocasião. O concerto contará, ainda, com a participação especial do Grupo de Flautas do Instituto Avivah, da cidade que é um celeiro musical de Alagoas: Marechal Deodoro.

“É com muita satisfação que convidamos o público para esta celebração. Temos uma expectativa de receber 500 alunos da rede pública de ensino, 350 já agendados, além de lojistas, funcionários e consumidores do Centro de Maceió. Para a Diteal, é uma honra e uma alegria fazer parte desta história com a nobre missão de promover a arte e cultura, ao lado de importantes parceiros, a quem agradecemos imensamente e deixamos registrada também a nossa gratidão ao público. Desejamos boas festas a todas e todos”, disse Sheila Maluf.

Esta apresentação recebe o apoio da Aliança Comercial de Maceió. O acordo de cooperação entre a Diteal e o TJ/AL prevê a realização de quatro apresentações culturais na Praça Deodoro, no período de 12 meses, com o objetivo de fomentar a ocupação deste espaço público, melhorar a qualidade de vida e do convívio urbano da população, por meio de atividades de lazer e acesso à cultura, além de contribuir com a formação de plateia e aprimoramento intelectual da comunidade.

"A ideia da apresentação, fruto de parceria com a Diteal, é que fique como política definitiva do TJ/AL. Esperamos que o concerto contribua para que a praça seja melhor utilizada pela população e que atraia servidores e a população em geral", afirmou o desembargador-presidente do TJ, Tutmés Airan.

Neste concerto natalino, o Coral do Tribunal de Justiça de Alagoas abre a programação. No repertório, estão as composições Imagine, de John Lennon, com arranjo de Márcio Medeiros; A Paz (Heal the World), de Michael Jackson e Marty Paich, com arranjo de Rodrigo Andrade; Aleluia, de Leonard Cohen, com arranjo de Rodrigo Andrade; e É Natal é Natal (Jingle Bell), melodia americana.

“Para nós, do Coral do Tribunal de Justiça, é compensador estarmos neste projeto, no qual as ações culturais que serão levadas para a população podem fomentar a frequência de pessoas na Praça Deodoro, que é um marco no Centro de Maceió, com prédios importantes, como o TJ, Teatro Deodoro, Academia de Letras, antiga Câmara de Vereadores, é uma praça símbolo muito importante para a capital, que precisa realmente ser revitalizada e as pessoas envolvidas neste projeto não medem esforços para que isso ocorra. Então, é gratificante, por meio do canto coral que simboliza a união, atuar para que esse desejo possa se espalhar entre a sociedade”, pontuou o maestro do Coral do TJ, Rodrigo Andrade.

Logo após o Coral, é a vez da Camerata Ero Dictus e, no repertório: White Christmas, de Irving Berlin, com arranjo piano a quatro mãos; Marco A. Caneca, Adeste Fideles (atribuído a John Francis Wade), com arranjo/adaptação de Max Carvalho; O Primeiro Natal (Melodia Tradicional Inglesa); Cantate Domino, de G. F. Handel; Noite Feliz! (Stille Nacht!), de Franz Grüber, com arranjo de Max Carvalho; e Natal Nordestino, de Eliezer Setton, com arranjo de Almir Medeiros.

“Celebrar o Natal mais próximo do público, em um espaço tão democrático como a praça, e, em especial, a Deodoro, tem um significado muito especial e, a meu ver, uma consonância muito bonita com o Natal, que celebra o nascimento de Jesus, sentido maior deste período. A nossa alegria maior é levar a música produzida e trabalhada com tanto amor e esmero durante todo o ano para o público que estará passando pelas ruas”, observou o maestro da Camerata Ero Dictus, Max Carvalho.

Para o maestro, será um lindo encerramento da temporada de concertos de 2019, que é o quinto ano de atividades da parceria entre a Diteal e o Instituto de Cultura Ero Dictus, na realização do exitoso projeto Quartas Eruditas, com concertos mensais, somando mais de dez mil espectadores em sua existência, a maioria composta por alunos da rede pública de ensino e pessoas atendidas por instituições sociais em Alagoas.

“É gratificante estarmos realizando essa ação artística e cultural, através de importantes parcerias, com o Tribunal Justiça de Alagoas e a Aliança Comercial de Maceió, dando real significado ao que representa uma praça para a comunidade, ou seja, um local de convívio urbano, de compartilhamento e com ações desta natureza, também um lugar de grandes celebrações e nos sentimos felizes, ao levarmos um projeto vitorioso, que já faz parte da grade da Diteal, em parceria com o Instituto de Cultura Ero Dictus, o “Quartas Eruditas”, há cinco anos, e, que nesta edição especial, contará também com o Coral do Tribunal de Justiça e o Instituto Avivah, encerrando brilhantemente a temporada de 2019”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Serviço:

Diteal e TJAL apresentam concerto especial de Natal com a Camerata Ero Dictus, Coral do TJAL e participação especial do Instituto Avivah

Quando – Quarta-feira (11/12), às 16h.

Local – Praça Deodoro, Centro de Maceió.

O acesso é gratuito.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.