OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

13/03/2017 às 12:59

Pesquisadora da Uncisal tem trabalho reconhecido nacionalmente pela Capes

Integrante da Uncisal desde 2005, professora e pesquisadora Almira Alves atua na área de “Educação e Saúde” e teve artigo aprovado pela Revista Lusófona de Educação  - Ascom Integrante da Uncisal desde 2005, professora e pesquisadora Almira Alves atua na área de “Educação e Saúde” e teve artigo aprovado pela Revista Lusófona de Educação - Ascom

Eduardo Almeida

Com 12 anos de serviços prestados à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a professora e pesquisadora Almira Alves ganhou destaque nacional na sexta-feira (10) ao ter o trabalho reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerada a principal agência de fomento à pesquisa no Brasil.

Almira Alves atua na área de “Educação e Saúde” e teve um artigo aprovado pela Revista Lusófona de Educação, uma publicação internacional com Qualis A1, além de ter coordenado o grupo que estruturou o primeiro mestrado da história da Uncisal. Os trabalhos são resultado do pós-doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Portugal.

“Sem dúvidas, é um grande reconhecimento, que vem da principal instituição de fomento à pesquisa no país. A Capes é bastante criteriosa. Ter o trabalho destacado na página principal do portal institucional e ser considerada bolsista destaque demonstra que nós estamos no caminho certo e a importância da pesquisa”, explicou a professora e pesquisadora.

No artigo “Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal”, Almira Alves faz um levantamento de estudos científicos publicados em revistas brasileiras e portuguesas de programas de Educação para a Saúde. A pesquisa é resultado do pós-doutorado realizado na Europa entre março de 2014 a fevereiro de 2015.

Uncisal

Integrante da Uncisal desde 2005, a professora e pesquisadora destaca a importância da instituição de ensino superior como ambiente de desenvolvimento de pesquisa e explica que trabalha o tema Educação e Saúde durante as aulas que ministra nos cursos superiores de bacharelado e em cursos tecnológicos.

“É um reconhecimento pessoal, mas é também um reconhecimento para a instituição, que vê seu nome ser destaque em todo o Brasil. A Uncisal é a instituição que eu abracei e tenho me dedicado ao longo dos 12 últimos anos. Sou muito grata a esta instituição por tudo aquilo que ela me possibilitou profissionalmente”, frisa.

E completa: “Desde 2005, quando ingressei na Uncisal, dediquei esforços para fortalecer a educação em saúde, estruturando o curso de especialização na área e a oferta da disciplina obrigatória e eletiva. Quando da solicitação da bolsa à Capes, a proposta contemplava a estruturação de um mestrado na instituição. Minha experiência no pós-doutorado foi determinante para uma visão mais ampla e assertiva e serviu como combustível para impulsionar a minha determinação em congregar todos os elementos necessários para estruturar e apresentar à Capes um APCN de qualidade, alcançando, assim, a meta, com êxito na aprovação do curso”, contou ao portal da Capes.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.