OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

14/07/2016 às 09:22

Imprensa Oficial lança mais cinco novos livros inéditos de autores alagoanos

Produção genuinamente alagoana ganha impulso com editais Produção genuinamente alagoana ganha impulso com editais

*Fernando Coelho

Fernando Coelho

A segunda leva de lançamentos do Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) apresenta cinco novas obras de poetas alagoanos. São elas: Passavida e Artefato, de Cleiton Rocha; Deriva nas Ruínas, de Arthur Buendía; Abxtratos & Outros Temperos, de Matheus Santana; Dígitos Parcos, de Thomas Schaeffer Bernardes e Areia em Rolimã, de Rafael Aquino. 

Os exemplares serão apresentados aos autores e à sociedade no próximo dia 20 de julho, às 10h, no auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, situado na Av. Fernandes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes.

É a estreia de novos autores. Todos contemplados por meio de edital, que até o final de outubro publicará mais nove livros inéditos. Na seleção apresentada agora, cinco jovens poetas com muito a dizer – e de diferentes maneiras.

“A Imprensa Oficial cumpre o seu papel de valorizar os novos talentos da literatura alagoana. Agora, são mais cinco novos livros. Até o final do ano, serão 19 livros inéditos lançados somente por meio deste edital. É um marco para a nossa história. Certamente, nenhuma Imprensa Oficial de outro estado brasileiro irá publicar tantos títulos quanto a nossa ao longo do ano”, aponta Marcos Kummer, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Em texto publicado no blog da revista Graciliano, o coordenador-editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Célio Gomes, destacou as principais características de cada uma das obras. Confira logo abaixo:

AREIA EM ROLIMÃ, de Rafael Aquino

Em Areia em Rolimã, Rafael Aquino apresenta, entre outros aspectos, uma poesia que reelabora acontecimentos e impressões da infância – mas sem qualquer apelo fácil em sua escrita. Ao contrário, temos requinte, sobriedade e precisão na arquitetura do poema. Sem dúvida, eis um novo poeta que parece burilar cada linha que escreve até o limite da obsessão.  


PASSAVIDA E ARTEFATO, de Cleiton Rocha

Cleiton Rocha celebra o verso metrificado, a rima inesperada e as várias formas fixas consagradas pela longa história da literatura universal. Nas páginas de Passavida e Artefato o leitor mergulha num diversificado painel de sonetos, quadras, sextilhas e haicas, tudo matematicamente construído, com rigor e sensibilidade.


DERIVA NAS RUÍNAS, de Arthur Buendía

Delírios visuais que transformam a paisagem da cidade, flagrantes do cotidiano e sensações inexplicáveis. Para traduzir sua inquietação ao olhar o mundo, Arthur Buendía se vale da fragmentação, do jogo de referências e da palavra coloquial. É assim que o poeta estreia em Deriva nas Ruínas, um volume de poemas em que a metalinguagem sai revigorada.


DÍGITOS PARCOS, de Thomas Schaeffer Bernardes


Com poemas curtos e estilo direto, Thomas Schaeffer Bernardes alcança densidade necessária para provocar no leitor aquela inquietação própria do diálogo com o objeto de arte. Na concisão, com textos deliberadamente descritivos, limpos de qualquer enfeite ou maneirismos, Dígitos Parcos revela um poeta atento ao essencial desse jogo permanente da linguagem literária.

ABXTRATO & OUTROS TEMPEROS, de Matheus Santana


A poesia de Matheus Santana, autor de Abxtrato & Outros Temperos, interroga sobre o sentido da arte e enfrenta o dilema acerca do próprio poeta. Com versos breves e despretensiosos, o autor explicita sua verve confessional, mas também explora outras possibilidades com palavra – como se vê na segunda parte do livro.

SERVIÇO
Lançamento de cinco livros de autores selecionados em edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Data: 20 de julho
Horário: 11h
Local: auditório Viventes das Alagoas, na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, situada na avenida Fernandes Lima, s/n, Farol, Maceió
Informações: 3315-8303
Contatos dos autores: Cleiton Rocha (99821-8318/99390-1399)
Thomas Schaeffer Bernardes (99836-6093)
Matheus Santana (98890-1415)
Arthur Buendía (99936-7171)


Ascom

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.