OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2017

Cultura

07/06/2017 às 07:00

Arquivo Público de Alagoas expõe ‘Arretada Labuta’na Semana Nacional de Arquivos

Com um fotojornalismo poético e documental, o argentino Pablo De Luca, que mora há 30 anos no Brasil, captou cenas do trabalho tipicamente nordestino, com 27 obras em preto e branco (Fotos: Pablo De Luca) Com um fotojornalismo poético e documental, o argentino Pablo De Luca, que mora há 30 anos no Brasil, captou cenas do trabalho tipicamente nordestino, com 27 obras em preto e branco (Fotos: Pablo De Luca)

Maria Barreiros

O Arquivo Público de Alagoas (APA) foi escolhido para fazer parte da programação da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa Rui Barbosa. O trabalho selecionado foi a exposição fotográfica ‘Arretada Labuta’, do jornalista e arquiteto Pablo De Luca, iniciada na segunda-feira (5) e que prossegue até o dia 23 de agosto.

De acordo com a superintendente do APA, da Secretaria de Estado do Gabinete Civil, Wilma Nóbrega, o dia 9 de junho é o Dia Internacional dos Arquivos, e estar recebendo a exposição é uma admirável maneira de celebrar a data, que remete a 1948, quando foi criado o International Council of Archives, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Desenvolver ações que dinamizam o espaço, abrindo as portas gratuitamente para a sociedade é nosso papel como gestora do Arquivo Público. Para reforçar, dia 9 de junho é o Dia Internacional dos Arquivos, por isso o APA comemora junto e faz parte da programação nacional, expondo a obra do renomado repórter fotográfico Pablo De Luca, que foi feita em Alagoas. É, também, ma forma de comemorar o Bicentenário de Alagoas,” observou ela.

Com um fotojornalismo poético e documental, Pablo De Luca é argentino, mas mora no Brasil há 30 anos e captou cenas do trabalho tipicamente nordestino, com 27 obras em preto e branco. As imagens foram realizadas em Alagoas entre os anos 2002 e 2016.

Segundo De Luca ‘Arretada Labuta’ é uma simbólica homenagem a todos os trabalhadores do mundo, onde cada um no seu lugar faz parte da grande engrenagem que gera e impulsiona a dinâmica economia global.

“Espelhado nas obras documentais dos fotógrafos Pierre Verger e Sebastião Salgado, registrei, com meu olhar estrangeiro, uma admiração pela rica cultura alagoana. Convicto de que fotografias podem contar histórias ou inspirar poesias, decidi mostrar parte da minha visão fotográfica sobre a estética dos afazeres laborais típicos do Nordeste. A poeta Érica Matias também apresenta seu trabalho durante a exposição, uma vez que, para cada ilustração, ela escreveu uma poesia,” afirmou De Luca.

Serviço:

Exposição Fotográfica Arretada Labuta, de Pablo De Luca

Local: Arquivo Público de Alagoas - APA - Rua Sá e Albuquerque S/N , Jaraguá

Data: de 05 de junho a 15 de agosto, de segunda a sexta

Horário: 8h às 14h;

Entra gratuita

Mais Informações: (82) 3315-7879 (APA)




Fonte: Agência Alagoas 

Comentários

secom-saude3
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.