OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

22/09/2017 às 09:00

Livro sobre projeto com reeducandos será lançado na 8ª Bienal de Alagoas

Projeto inovador promove a cidadania nas unidades prisionais de Alagoas(Fotos: Jorge Santos) Projeto inovador promove a cidadania nas unidades prisionais de Alagoas(Fotos: Jorge Santos)

Maysa Cavalcante

Um projeto inovador com custodiados virou tema de livro. Nele, os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) relatam as experiências vivenciadas com o projeto ‘Reconstruindo Elos’. O lançamento do livro ocorrerá no dia 1º de outubro, na sala Tamarindo, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Sala Tamarindo, no Jaraguá, durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

O projeto de extensão é desenvolvido há três anos no complexo penitenciário sob a supervisão da professora doutora em Sociologia Elaine Pimentel. Ao todo, trinta universitários estão envolvidos nas atividades semanais, realizadas no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho e nos presídios Cyridião Durval e Santa Luzia.

No ‘Reconstruindo Elos’, reeducandos e pacientes participam de debates, atividades lúdicas e dinâmicas que promovem a cidadania. Direitos e deveres civis, noções de ética, pertencimento e relações de gênero são alguns dos assuntos abordados nas dinâmicas, com o auxílio de recursos audiovisuais, como músicas e filmes.

O livro que será lançado na Bienal reúne relatos dos estudantes da primeira turma do ‘Reconstruindo Elos’, que surgiu a partir da iniciativa do agente penitenciário Ademir Santos. O profissional foi acadêmico de Direito e teve sua experiência relatada na obra. Pimentel destaca ainda o religamento dos custodiados e pacientes com as pautas sociais.

"A participação dos universitários é crescente. Eles estão cada vez mais preocupados com o retorno dos apenados à sociedade. Mesmo em uma unidade que exige uma abordagem diferenciada, como é o caso do Centro Psiquiátrico, eles utilizam a criatividade para provocar os pacientes, voltando sempre a atenção em promover a inclusão", conclui a professora.

Reconstruindo Elos

A primeira unidade prisional a receber o projeto foi o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Atualmente, as atividades contam com a colaboração dos agentes penitenciários e atendem aos pacientes do CPJ, nas terças-feiras, e custodiados do presídio Cyridião Durval, às quartas-feiras, e presídio Santa Luzia, nas sextas-feiras.

Serviço:

Lançamento do Livro ‘Reconstruindo Elos: relatos de experiências de extensão nos sistemas prisional e socioeducativo’

Data: 1° de outubro de 2017

Horário: 14h às 17h

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Sala Tamarindo - Jaraguá





Fonte: agência alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.