OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

04/02/2018 às 10:09

Livro relata gestão de sucesso em presídio alagoano

Defensora pública Hellen Araújo aponta Núcleo como alternativa eficaz para ressocialização no país Defensora pública Hellen Araújo aponta Núcleo como alternativa eficaz para ressocialização no país

Maysa Cavalcante

O sistema prisional alagoano é um tema recorrente nos trabalhos acadêmicos. Recentemente, uma pesquisa deu origem ao livro 'Módulo de Respeito: Praticaspolíticas cotidianas como uma aposta ético política para pensar os processos de (re)inserção social'. Produzida por Hellen Nicácio de Araújo, a obra relata o cotidiano do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC).

Inaugurada em agosto de 2011 e gerida pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a unidade tem sua metodologia baseada nos Módulos de Respeito, experiência trazida da Espanha para o Brasil de modo pioneiro por Goiás. Atualmente, Alagoas é o único estado do país que mantém uma unidade em funcionamento neste modelo que efetiva a reintegração social.

"Conheci o trabalho do Núcleo durante um mestrado em Segurança Pública. Ao visitar a unidade fiquei encantada. Queria registrar o olhar peculiar dos profissionais que atuam naquele ambiente e principalmente a metodologia empregada na custódia dos internos, que é tão diversa do sistema padrão", revela a pesquisadora e defensora pública do Espírito Santo, Hellen Araújo.

O principal diferencial da unidade é o cumprimento integral da Lei de Execução Penal (LEP). De acordo com alguns parâmetros desta metodologia, a educação, capacitação profissional, trabalho e apoio familiar são fundamentais para o desenvolvimento e reingresso social dos internos. Os efeitos dessa gestão prisional são traduzidos nos baixos índices de reincidência criminal.

"Agradeço o apoio do secretário da Ressocialização, coronel Marcos Sérgio de Freitas, que abriu as portas da unidade para que essa pesquisa fosse feita. A experiência no Núcleo comprova que o atendimento da LEP e das noções de direitos humanos fazem a diferença na vida dos apenados. Essa metodologia deveria ser replicada em outros estados", conclui Araújo.

Serviço:

Livro: 'Módulo de Respeito: Práticaspolíticas cotidianas como uma aposta ético política para pensar os processos de (e)inserção social'

Autora: Héllen Nicácio de Araújo

Editora: CRV





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.