OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

15/10/2018 às 16:43

Analistas de atendimento e relacionamento são capacitados em Libras

Curso visa qualificar os participantes para que eles possam ter uma comunicação efetiva com a comunidade de surdos Curso visa qualificar os participantes para que eles possam ter uma comunicação efetiva com a comunidade de surdos

Visando promover a inclusão social dos surdos, foi criada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Essa, por sua vez, é uma forma de linguagem natural. É por meio dela que os surdos conseguem se comunicar. Sabendo disso, o Sebrae em Alagoas iniciou uma Capacitação em Libras para analistas de atendimento e relacionamento e outros colaboradores, em sua sede, em Maceió. O curso é ministrado pelo instrutor Deyvisson de Souza, da empresa Libras em Foco, que fica localizada no município de Arapiraca.

A capacitação, que segue até o dia 12 de dezembro deste ano e será realizada sempre às quartas-feiras, tem como objetivo preparar os participantes para que eles possam ter uma comunicação efetiva com a comunidade surda. São duas turmas, uma pela manhã e outra no período da tarde.

Érika Marques, analista da Unidade de Gestão e Pessoas (UGP) do Sebrae em Alagoas, contou que o curso faz parte do Projeto de Sustentabilidade, coordenado pela Unidade Administração e Suprimentos (UAS) do Sebrae em Alagoas, sendo aplicado pela UGP. Ela frisou que a proposta dessa capacitação é melhorar ainda mais o atendimento da instituição para que, cada vez mais, esse processo seja inclusivo.

“É importante que os nossos colaboradores aprendam Libras, pois esse conhecimento tem sido um grande diferencial atualmente, principalmente para nós que trabalhamos diretamente com esse público. Por isso, é imprescindível aprender essa comunicação para que possamos atender melhor os nossos clientes, além de inseri-los ainda mais na sociedade. Afinal, saber comunicar-se é essencial”, explicou a analista.

De acordo com o instrutor Deyvisson de Souza, o curso é uma capacitação inicial na Língua Brasileira de Sinais. Ele ainda revelou que os participantes irão aprender o necessário para essa comunicação, como o alfabeto manual, números e situações do dia a dia que poderão acontecer durante o atendimento. 

“Nós sabemos que quando uma pessoa vai até um estabelecimento, seja ele qual for, ela quer e precisa ser bem atendida. Por isso, é importante que o profissional que trabalhe diretamente com qualquer área de atendimento ao público saiba falar a mesma língua que o outro, pois, assim, o cliente se sentirá bem mais ambientado e à vontade. A partir daí, o funcionário conseguirá dar um direcionamento melhor, sem falhas na comunicação”, afirmou Deyvisson.

O instrutor ainda lembrou que qualquer pessoa está apta a aprender, desde crianças até idosos. Além disso, a capacitação promove acessibilidade ao público, e quem aprende pode adquirir uma maior agilidade e capacidade de raciocínio, pois é necessário aprender a pensar visualmente e não de maneira verbal. Deyvisson também frisou a importância de ofertar uma capacitação inclusiva. “Promover acessibilidade é necessário em nossa sociedade, e esse curso que o Sebrae está realizando, sem dúvidas, é um passo gigantesco para o sucesso do atendimento às pessoas surdas”, finalizou.

fonte: Ascom Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.