OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

25/10/2018 às 12:15

Novembro Negro debaterá diversidade na infância e juventude

Alane Moraes e Pei Shung Fon
Estudantes de Relações Públicas

O projeto Seminário Infâncias e Juventudes em Debate realizará, no dia 5 de novembro, discussões sobre a temática da diversidade étnico-racial, de gênero e sexualidade, durante o Novembro Negro, na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Serão abordadas as pesquisas de docentes da Universidade Federal Fluminense do Campus Goytacazes (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e dos três campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nas áreas de educação e psicologia, sobre suas pesquisas na temática da infância e juventude no Brasil.

O Campus do Sertão contará, também, com uma exposição especial em alusão ao mês da consciência negra, intitulada Cafuringar é muito bom, com fotos de autoria de crianças da comunidade quilombola Cafuringa, do Rio de Janeiro.

As mesas-redondas serão divididas em dois momentos: das 8h30 às 11h30 será o debate Infâncias e participação nos campos da política, das pesquisas e das comunidades, com os professores palestrantes Conceição Firmina Seixas Silva, Suzana Libardi e Beatriz Corsino Pérez, sob coordenação do professor Saulo Luders Fernandes. E a partir das 14h, vai ter a mesa Gênero, sexualidade e juventude: o espaço escolar, os movimentos sociais e a violência, com os professores Amanda Rocha Mattos, Ana Cristina Conceição Santos, Marcos Ribeiro Mesquita, e coordenação de Adriana Deodato Costa.

Para se inscrever, clique aqui. 

Mais debates

Como parte da programação do Novembro Negro, o evento contará, ainda, com o 3º Ciclo de Debates do Nudes, intitulado Sociedade e educação: Violências silenciadas, no dia 21 de novembro, a partir das 13h30, com mesa de abertura, palestra e mesa-redonda. Já no dia 22, a partir das 14h, haverá a roda de conversa Socializando os números da violência no sertão alagoano.

O seminário Infâncias e Juventudes em Debate está inserido no projeto de extensão Grupo de Leitura em Estudos da Infância (Glei), vinculado ao Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext) da Pró-reitoria de Extensão da Ufal (Proex) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes).





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.