OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

25/01/2019 às 13:24

Seades vai priorizar modernização do Conselho Estadual de Assistência Social

O Ceas é um órgão deliberativo, de caráter permanente, paritário, vinculado à Seades O Ceas é um órgão deliberativo, de caráter permanente, paritário, vinculado à Seades

Renata Bello

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) se reuniram nesta quinta-feira (24). No encontro, representantes do poder público deram encaminhamento às solicitações feitas pelo órgão deliberativo.A reestruturação do Ceas esteve entre as principais demandas apresentadas. O intuito da Seades é garantir a modernização do trabalho, incluindo melhorias na estrutura física e maior suporte de recursos humanos. 

Segundo a secretária Edenilsa Lima, as melhorias que estão sendo articuladas darão mais autonomia ao trabalho do conselho, órgão responsável por acompanhar, fiscalizar e deliberar ações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. “Através de um processo democrático, estamos nos reunindo e ouvindo demandas de cada setor e órgão colegiado.  É fundamental a participação dos conselheiros neste momento, pois eles conhecem profundamente como está a política de assistência social e onde o setor público pode dirigir seus esforços”, afirmou. 

Ainda de acordo com a Edenilsa Lima, os demais órgãos colegiados ligados à Seades também estão recebendo atenção, como é o caso do Conselho do Idoso, que recentemente mudou-se para uma sala maior e mais confortável. “Também estamos estruturando o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Ambos, assim como o Ceas, constituem espaços importantes de debate e construção de políticas públicas“, concluiu a secretária.

Para o presidente do Ceas e representante da população em situação de rua em Alagoas, Rafael Machado, momentos de diálogo entre gestão e conselho é fundamental para assegurar o controle social. “O conselho tem o papel de guardião da política pública da assistência social de Alagoas. Apesar do Ceas ser um órgão autônomo, é importante levarmos aos olhos da gestão pautas que podem ser trabalhadas em conjunto. Devemos trabalhar para servir de referência aos conselhos e gestões municipais”, finalizou.

Também estiveram presentes no encontro o superintendente de Avaliação e Gestão da Informação, Rodrigo Araújo, a Gerente de Vigilância Socioassistencial, Aline Rodrigues e o secretário Executivo e servidor da Seades, Audrey Trevas.


Ascom Seades

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.