OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

22/04/2019 às 15:18

Seprev apresenta mudanças na plataforma Sipia a gestores

A atual ferramenta de registro de violações, tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, conhecido como SIPIA, passa por um processo de modernização. A principal delas é a base de dados que saiu dos conselhos tutelares para um sistema nacional.

É um sistema que requer a participação do poder público no auxílio aos conselhos tutelares para a participação desse público nas capacitações oferecidas gratuitamente sobre o novo sistema para os operadores e agentes do sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes.

Segundo as técnicas da Seprev , Samylla Gouveia, Superintendente da Criança e do Adolescente e Maria Adriana de Oliveira Yoshikawa , Supervisora de Planejamento e Articulação Intersetorial da Política da Criança e do Adolescente  o SIPIA organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas. Dessa forma, o sistema pode fornecer dados e informações sobre violações de direito de crianças e adolescentes, auxiliando inclusive na formulação de novas políticas públicas.

Dos atuais 580 conselheiros eleitos nos 116 conselhos de Alagoas, apenas 140 estão treinados. Outro 155 começam o processo. É um número baixo diante da importância dos dados para os municípios. A Seprev está disponibilizando novos  treinamentos para os municípios e alerta aos gestores para não aceitarem oferta de consultorias externas.


Fonte: Ascom AMA


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.