OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

22/08/2019 às 19:38

Professor do Sesi é reconhecido por inclusão de pessoas com deficiência

Reconhecimento e emoção. Há 18 anos trabalhando ações de inclusão da pessoa com deficiência no Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), o professor Pablo Lucini foi uma das personalidades reconhecidas pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPCD), com o Prêmio Gerônimo Ciqueira.

O diploma, concedido a instituições e pessoas que se destacam na defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência no Estado, foi entregue na tarde dessa quarta-feira, 21, durante solenidade no Hotel Jatiúca. 

Pablo Lucini tem se destacado como treinador da equipe de basquete de cadeirantes do Sesi, uma ação que tem a parceria da Semudh. “Nós temos um número muito expressivo [de pessoas atendidas], hoje já é quase o dobro. O Sesi vem crescendo cada vez mais: estamos trabalhando com deficientes auditivos, mentais, visuais, físicos, autistas e, agora, hemofílicos. Somos uma referência dentro do Estado”, relatou.

A diretora de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI) e Marketing do Sesi, Cláudia Piatti, prestigiou a entrega do prêmio. Ela ressaltou o compromisso da instituição com a inclusão social. “O Sesi atua não somente pela integração, mas também pela melhoria da qualidade de vida e da autoestima de pessoas com algum tipo de deficiência. Nosso objetivo é contribuir com uma sociedade mais inclusiva”, explicou.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, disse que é de extrema importância incluir as pessoas com deficiência. Segundo ela, o Sesi é um grande parceiro nesse processo, principalmente, por meio da atividade esportiva.

“É onde se dá oportunidade, porque você tira pessoas da depressão, do isolamento e abre a porta para o esporte. O fato do Sesi estar presente com a gente, de termos hoje um professor da instituição [sendo premiado], é muito importante para darmos oportunidades a todos. Hoje, o esporte é vida, levanta, dá autoestima, muda a vida das pessoas, então, essa parceria com o Sesi é fundamental”, afirmou.

*O prêmio –* Criado em 2016, pelo Governo de Alagoas, o prêmio é uma homenagem ao político alagoano que dedicou seu trabalho e vida à luta pela proteção da pessoa com deficiência. Gerônimo Ciqueira foi uma importante liderança, um dos idealizadores da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), foi vereador por Maceió e morreu aos 50 anos, enquanto exercia o mandato como deputado federal, sendo a primeira pessoa com deficiência a assumir tal posto.


Fonte: assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.