OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

11/09/2019 às 11:21

Dados sobre o suicídio em AL, prevenção e rede de apoio são debatidos durante seminário

Os dados sobre o suicídio em Alagoas, informações sobre prevenção e a necessidade da construção de uma rede de apoio estão entre os assuntos que serão debatidos na próxima sexta-feira, 13 de setembro, durante o Seminário de Prevenção ao Suicídio e Construção de Rede de Cuidados em Alagoas, organizado conjuntamente por três comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Mulher, Saúde e Direitos Humanos). Aberto ao público, o evento acontece a partir das 9h, na Sala Ipioca, no Centro de Convenções de Maceió. 

O seminário contará com a palestra “Prevenção ao suicídio: quais os cuidados que sustentam a vida e a esperança”, ministrada pela psicóloga Alessandra Silva Xavier, doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A palestra da especialista, autora de livros e artigos sobre desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia e suicídio, ocorre após a apresentação dos dados acerca do suicídio pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O evento terá ainda a palestra “Falar é a melhor solução”, da médica e professora Delza Gitaí, ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), voluntária e uma das idealizadoras, no estado, do Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional voluntário, 24 horas por dia, por meio do telefone 188 (válido em todo o território nacional), pelo site www.cvv.org.br, por e-mail e chat.

A terceira palestra do dia será ministrada pela psicóloga e enfermeira Maria Cícera de Albuquerque, doutora e professora da Ufal. Ela conversará sobre o tema "Vivenciando a perda de um familiar por suicídio: do luto à busca pela superação".

*Educação e prevenção*

“Em razão do aumento no índice de suicídios também entre crianças e adolescentes, durante o encontro pretendemos abordar ainda vertentes como protocolo de atendimento nas escolas, capacitação dos profissionais da educação e inclusão de psicólogos entre os profissionais em atuação nas escolas”, pontuou a deputada estadual Jó Pereira (MDB), presidente da Comissão da Comissão da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher.

As demais comissões envolvidas na organização do seminário, de Direitos Humanos e Segurança Pública e a de Saúde e Seguridade Social são presididas, respectivamente, pelos deputados Cabo Bebeto e Léo Loureiro.

Jó Pereira lembrou que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios em todo o mundo poderiam ser evitados, o que torna ainda mais clara a urgência de se criar uma rede de apoio e prevenção em Alagoas, composta pelas diversas esferas do poder público e sociedade civil organizada, para o enfrentamento do problema.

O seminário deve contar com a participação de representantes de diversas entidades relacionadas ao tema, secretarias estadual e municipais de saúde, Conselho Regional de Medicina, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Psicologia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Ufal e professores da rede pública de ensino.



*(Ascom Deputada Jó Pereira)*

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.