OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

02/12/2019 às 13:06

Saúde Mental fará capacitação para situações de desastre

Evento será realizado nesta quarta-feira (4), das 14h às 17h, na Jatiúca Evento será realizado nesta quarta-feira (4), das 14h às 17h, na Jatiúca

Graziela França

Com o objetivo de instruir profissionais da Rede Municipal de Atenção Psicossocial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma capacitação para situações de desastre, nesta quarta-feira (4), das 14h às 17h, no Auditório da SMS, no Centro. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3315-5218, informando nome completo, lotação e número para contato.

O curso é uma realização da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS e visa priorizar as emergências humanas, como explica a psicóloga Silma de Oliveira. “A intenção é acolher as manifestações dos indivíduos, para que depois do primeiro auxílio que ele tiver pós-desastre, consiga enfrentar o evento e as consequências. E, para isso, é preciso que os profissionais estejam capacitados nas áreas de emergência e desastre para subsidiar essa resposta mais efetiva”, detalhou.

O primeiro módulo do curso proporcionará aos profissionais metodologias para a atuação em casos de emergência e desastre, permitindo que ele identifique, direcione e fortaleça as ações da área para a população atingida. “Outro objetivo é estabelecer um fluxo de comunicação entre os atores envolvidos, já que a gente trabalha capacitando a Rede [de Atenção Psicossocial], no sentido de orientar quais medidas devem ser adotadas e executadas nesse atendimento”, completa a psicóloga.

Psicólogas com experiência na área ministrarão a capacitação.

A Capacitação em Intervenção em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres será ministrada pelas psicólogas Renata Santos, que atuou em 11 projetos com a organização Médicos Sem Fronteiras como coordenadora de equipes de Saúde Mental e apoio psicossocial, e Silma de Oliveira, que possui experiência em emergências e desastres atuando também com o Médicos Sem Fronteiras, além de integrante do Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes).

Izolda Dias, gerente da Atenção Psicossocial da SMS, tratará ainda sobre o que foi abordado no Curso Internacional em Atenção Psicossocial e Saúde Mental em Desastres, que aconteceu no mês passado, em Brasília.

A intenção é de que no próximo ano sejam feitas outras capacitações, que irão implementar e melhorar o atendimento e cuidado à população.

Psicólogas com experiência na área ministrarão a capacitação.



Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.