OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

21/12/2016 às 08:56

Secretaria afasta monitores envolvidos na morte de menor durante tentativa de fuga na Unidade de Internação Masculina

Cícero Santana

Os prestadores de serviço envolvidos na ação que evitou a fuga em massa na Unidade de Internação Masculina Extensão III, foram afastados.

Ontem à noite 13 adolescentes tentaram fugir e foram impedidos por conta da ação rápida dos monitores. Houve confusão e um menor, de 17 anos, foi atingido e morreu a caminho do Hospital Geral do Estado (HGE). Três funcionários ficaram feridos.

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) divulgou uma nota à imprensa, comunicando o afastamento dos servidores, que no interior da unidade não utilizam arma de fogo.

Confira a nota na íntegra:

A Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) confirma que uma tentativa de fuga em massa, envolvendo inicialmente 13 adolescentes, foi registrada na Unidade de Internação Masculina Extensão III, no início da noite desta terça-feira (20), no bairro do Tabuleiro dos Martins. Durante o ocorrido, três agentes socioeducativos foram feridos e um adolescente de 17 anos identificado pelas iniciais A. V. R. S. foi atingido por uma arma e não resistiu.

A Sumese informa ainda que os protocolos de segurança do Complexo de Unidades de Internação, implantado pela atual gestão, não admite armas de fogo dentro das suas instalações. A segurança é dividida em três etapas: dentro das unidades os agentes socioeducativos se utilizam apenas de BP60 - bastão de plástico; nas torres e guaritas elevadas, os agentes  são oriundos do Serviço Militar Obrigatório, que após treinamento se utilizam de armas com balas não letais para proteção interna e externa; já os agentes do grupo de escolta são policiais militares reformados e se utilizam de armas de fogo, devidamente registradas, apenas nas áreas externas para segurança fora do Complexo, sendo terminantemente proibido a entrada e manuseio de armamento e munição letal no ambiente das unidades. 

Além dos novos protocolos de segurança, a atual gestão da Sumese já reformulou todas as Unidades de Internação e aumentou e capacitou o quadro de agentes seguindo as orientações do Judiciário e Ministério Público e garantindo o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas. 

A Sumese informa ainda que todos os procedimentos necessários foram tomados e que uma sindicância foi aberta para aprofundar a apuração e que será totalmente rígida para esclarecer como os fatos ocorreram e o descumprindo das regras ou atuação com imperícia. 

Para o procedimento de averiguação serão convidados ainda o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e à Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-AL. Além da apuração administrativa da Sumese, as informações para apuração criminal estão disponibilizadas a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. 

Durante o início da apuração, os agentes envolvidos foram imediatamente afastados da função. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.