OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

03/02/2017 às 12:12

Equipamentos sociais fazem programação cultural com usuários

Intercâmbio entre Serviços de Convivência da Semas Intercâmbio entre Serviços de Convivência da Semas

Cícero Rogério 

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Bebedouro, (Cras) Pitanguinha e (Cras) Área Lagunar realizaram atividades culturais com os grupos de idosos dos respectivos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que integram os equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

No Cras Bebedouro, os usuários participaram da oficina de canto-coral, música e ciranda ministrada pela professora de artes cênicas Raquel Brandão e o educador de arte e cultura Basílio Sé. A oficina contou ainda com a participação da pedagoga e da educadora social do Cras Pitanguinha.

No encontro, houve interação entre os idosos dos Serviços de Convivência dos dois equipamentos sociais da Semas, quando cerca de 20 pessoas aprenderam técnicas vocais, expressão corporal e noções de ciranda.

Idosos participam de oficina cultural

Idosos participam de oficina cultural

Canto-coral e ciranda

“Unimos as artes do canto-coral e da dança-teatro para resgatarmos os bens culturais e imateriais de nossa cultura, a exemplo do folguedo ciranda. A oficina está relacionada com a proximidade do carnaval e por isso incentivamos a preservação da história e de nossa identidade cultural”, explica Raquel.

A professora de artes cênicas revela ainda que a oficina propiciou aos idosos o resgate da memória de brincadeiras como as danças de roda nordestinas, como a ciranda, que pode ser caracterizada no campo das chamadas danças circulares da região Nordeste.

“É importante destacar que esses tipos de linguagens artísticas, tais como o canto-coral e a ciranda podem ser melhor trabalhados em grupo, já que não há necessidade de criação de pares, a exemplo do coco de roda. Por isso, investir em vivências coletivas como esta facilita a interação e o intercâmbio entre os grupos de idosos dos Serviços de Convivência dos Cras Bebedouro e Pitanguinha”, diz Raquel.

Idosos do Cras Área Lagunar vão ao cinema

Idosos do Cras Área Lagunar vão ao cinema

Já os idosos do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar participaram de uma sessão de cinema no Cine Arte Pajuçara. A coordenadora do equipamento social da Semas, Beatriz Calado Rocha, explica que a participação nesse tipo de atividade externa promove a interação cultural e fortalece os vínculos entre os usuários e a comunidade.




Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.