OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

23/03/2017 às 10:27

Maceió adere ao Criança Feliz e deve beneficiar 1.500 famílias

Secretária Celiany Rocha participa de lançamento do programa Criança Feliz em Alagoas (Foto: Ascom Semas) Secretária Celiany Rocha participa de lançamento do programa Criança Feliz em Alagoas (Foto: Ascom Semas)

Flavia Duarte 

Maceió é um dos 2.547 municípios brasileiros que aderiu ao Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O ministro Osmar Terra esteve em Alagoas na quarta-feira (22) para o lançamento oficial do projeto que deve atender, nesta primeira fase, 1.500 indivíduos das regiões de maior vulnerabilidade social da capital alagoana.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, representou o prefeito Rui Palmeira na solenidade de lançamento do programa em Alagoas. Segundo a gestora, técnicos da Semas já passaram por uma capacitação para dar início aos trabalhos de implantação do programa.

“O Criança Feliz visa estimular o cuidador das crianças a desenvolver as habilidades na primeira infância. A proposta é estimular o desenvolvimento para que a criança inicie a vida escolar com mais condições de aprender e isso influencie no restante da vida”, ressaltou Celiany Rocha.

O programa irá priorizar as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além das gestantes. O ponto central do trabalho é a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, explicou a importância de incentivar as crianças na primeira infância, trabalhando as competências, habilidades e inteligências das crianças. “A criança começa a aprender ainda na barriga da mãe e continua a habilidade de prender muito na primeira infância. Por isso a importância de estimular o desenvolvimento na fase certa, para que tenhamos jovens e adultos melhores no futuro”, reforçou o ministro.

semas-mdsa-crianca-feliz-1

Programa deverá beneficiar, a princípio, 1.500 famílias em Maceió (Foto: Mauro Vieira/MDSA)

Na primeira fase, outros 84 municípios alagoanos aderiram ao programa e já contam com mais de 12 mil vagas para o programa. O valor mensal ofertado ao Estado é de R$ 635 mil.

Além dos repasses, o MDSA vai pagar também o salário do visitador, do multiplicador e do supervisor. Segundo o ministro, esse recurso será repassado integralmente pelo ministério para o município, fundo a fundo.





Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.