OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

14/04/2017 às 11:09

Crianças do Reginaldo vivem nova realidade após prêmios da Nota Fiscal Cidadã

Instituto presta assistência social a crianças entre 3 e 7 anos, além de gestantes e idosos - Yasmin Moreira Instituto presta assistência social a crianças entre 3 e 7 anos, além de gestantes e idosos - Yasmin Moreira

Isabelle Monteiro

Novo piso; novo teto; novas paredes, novos armários. Nova realidade para as crianças do Vale do Reginaldo, assistidas pelo Instituto Espírita Manoel Batista, entidade social que existe há 65 anos e que está cadastrada na Campanha da Nota Fiscal Cidadã, fato que permitiu todas estas mudanças por meio dos prêmios garantidos em alguns sorteios do programa.

Inscritos desde o início deste projeto de educação fiscal desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), os integrantes da instituição já receberam em prêmios, o total de R$ 55 mil que foram investidos em obras e resultaram em novos e bons momentos vividos, por estarem garantindo melhores condições de assistência social a 80 menores, de 3 a 7 anos, e proporcionando atividades de apoio a saúde de gestantes e idosos da região.

De acordo com Cida Albuquerque, coordenadora geral do Instituto Espírita Manoel Batista, o percentual que é permitido, ou seja, 30% do valor recebido foi utilizado para o pagamento de contas, pois havia a necessidade de cumprir uma folha mensal de funcionários, já que trabalham com alfabetização e garantem pelo menos duas refeições diárias a cada um dos assistidos. A outra parte foi conservada até janeiro, quando iniciaram a reforma.

“O valor foi empregado na melhoria das salas de aula, já que não tínhamos forro, então colocamos, pomos cerâmica no piso e nas paredes, pintamos os cômodos, colocamos grandes janelas de vidro para clarear e ventilar mais, mudamos toda a mobília. Reformamos tudo o que podíamos reformar, o que não podíamos, construímos”, ressalta.

Cida conta ainda que a obra foi um presente que esperava há 20 dos 22 anos que integra a equipe. “Esperávamos que um dia pudéssemos colocar ao menos um piso neste lugar e vê-lo desse jeito foi muito gratificante, pois era muito difícil por vivermos de doações e a toda doação que vem, priorizamos os salários para a manutenção física da casa. Queremos ganhar novamente, ainda temos o projeto de comprar placas solares e implantar data show em cada sala de aula”, conclui.

Além da pré-escola

A entidade trabalha com funcionários e voluntários para o benefício de cerca de 160 pessoas entre crianças, gestantes e idosos. Os dois últimos grupos recebem orientação médica, psicológica e de cunho religioso. O atendimento para gestantes acontece aos sábados. Já os da melhor idade realizam trabalhos artesanais na instituição no terceiro domingo de cada mês.

Quem pode participar - Assim como esta entidade outras também podem ser beneficiadas com os exercícios de cidadania e solidariedade praticados por todos aqueles que participam da campanha da Nota Fiscal Cidadã. O contribuinte pode compartilhar notas fiscais com as instituições sem perder qualquer benefício.

A nota compartilhada passa a ter efeito para quem doa e quem recebe, e o doador pode dobrar a quantidade de bilhetes eletrônicos para concorrer aos sorteios.

Para fazer parte deste programa é fácil, basta procurar atendimento da Sefaz nas Centrais Já! ou na unidade administrativa em Jacarecica, ou acessar o endereço eletrônico www.sefaz.al.gov.br/nfc.

Já para uma instituição social participar precisa estar em pleno funcionamento em território alagoano. O cadastro é feito na Gerência de Educação Fiscal, que fica no prédio da Sefaz em Jacarecica. Entre alguns requisitos obrigatórios, estão: atestado de pleno funcionamento emitido pelo Ministério Público, CRAS ou Juiz direto, um projeto social da instituição onde será empregado o prêmio que deve ser investido no ativo imobilizado.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.