OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

17/04/2017 às 09:15

Serviços de Convivência estimulam fortalecimento de vínculos

Encontro de jovens do Serviço de Convivência do Cras Dom Adelmo Machado Encontro de jovens do Serviço de Convivência do Cras Dom Adelmo Machado

Cícero Rogério

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) possui atualmente 2.314 usuários que frequentam as 15 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e mais três núcleos que funcionam no CAIC Ufal, no Lar São Domingos e no Juvenópolis.

Os Serviços de Convivência são formados por grupos de usuários divididos em faixas etárias ou por gênero. Por exemplo, há grupos de crianças, adolescentes, idosos e de mulheres. A intenção é propiciar aos participantes a oportunidade de planejar e efetivar ações lúdicas e educativas que são desenvolvidas durante todo o ano para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

As ações que são realizadas com os usuários do Serviço de Convivência são de cunho educativo e artístico-cultural. Por isso, profissionais de diversas áreas do conhecimento, como a psicologia, pedagogia, serviço social, educação física, artes cênicas e outras linguagens artísticas, a exemplo da música, integram a equipe multiprofissional dos Cras.

Quando há a necessidade de acompanhamento técnico das famílias por profissionais da psicologia, do direito ou do serviço social, os usuários são encaminhados para a rede socioassistencial para que não ocorra a violação de direitos ou para que haja a garantia de cumprimento da política de assistência social e das demais políticas públicas, como a educação e a saúde, por exemplo.

A Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas trabalha com um planejamento anual para dotar os equipamentos sociais de materiais e recursos que são utilizados nas palestras e oficinas desenvolvidas pelos educadores sociais, professores de artes cênicas, professores de música e professores de educação física.

Atividade de lazer com usuários do Serviço de Convivência da Semas

Atividade de lazer com crianças do Serviço de Convivência da Semas

Além de fornecer os instrumentos necessários para a realização das atividades nos grupos de convivência, a coordenação ainda realiza avaliações trimestrais com os educadores para socializar as experiências e promover a interação entre todos os Serviços de Convivência da Semas.

Em novembro de 2016 foi realizada a I Mostra Cultural dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas no palco do Teatro Deodoro. A segunda edição da Mostra Cultural em 2017 já está sendo planejada.

A intenção da Mostra Cultural é propiciar a todos os usuários do serviço a oportunidade de fomentar, desenvolver e apresentar à sociedade os mais variados talentos nas áreas do teatro, da dança, da música, do canto coral e de performances artísticas que são desenvolvidas ao longo do ano nas oficinas por profissionais dessas áreas.





Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.