OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/04/2017 às 12:00

Abordagem social garante acesso a direitos à população de rua

Equipe da Abordagem Social durante atendimento na Jatiúca. Foto: Ascom Semas Equipe da Abordagem Social durante atendimento na Jatiúca. Foto: Ascom Semas

Vanessa Napoleão

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) trabalha diariamente na promoção da autonomia das famílias que se encontram em situação de rua.

As cinco equipes do Seas realizam um trabalho de identificação e monitoramento de pessoas que se encontram em extrema vulnerabilidade e ocupam os espaços públicos do município. As equipes são formadas por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.

O trabalho da Abordagem Social é desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na área de atuação de cinco dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) existentes na capital. As equipes também realizam o trabalho em regime de plantão nos finais de semana e feriados.

Segundo a coordenadora da Abordagem Social, Priscila Guimarães, esse serviço garante os direitos sociais básicos para a população em situação de rua. As famílias atendidas sempre recebem algum tipo de encaminhamento da Semas para inclusão em programas sociais, emissão de documentos, acesso aos benefícios eventuais, como o auxílio moradia, auxílio viagem e cesta básica. Quando é necessário, encaminhamos os usuários  para que possam ter acesso a outras políticas públicas como  a de saúde”, explicou.

A catadora de materiais recicláveis  Antônia da Silva , de 48 anos, trabalha nas ruas há 15 anos. “Passo o dia inteiro nas ruas trabalhando com material reciclado.  Só à noite ou de madrugada volto pra casa. Acho maravilhoso esse trabalho dessa equipe  que vem para ajudar a gente que fica nas ruas todos os dias”, disse.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) atende ao chamado da população de Maceió também pelo 0800 284 8048, 24 horas por dia.

Centro Pop

A população em situação de rua ainda tem o atendimento do Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua, o Centro Pop. Em Maceió existem dois Centros POP que funcionam nos bairros Farol e Jaraguá. Esses locais também contam com atendimento psicológico e social. Lá, os usuários têm alimentação e participam de atividades recreativas e culturais.  O Centro POP 1 fica na Avenida da Paz, sem número, Jaraguá. Já o Centro POP 2 fica na Avenida Tomás Espíndola, sem número, Farol.





Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.