OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

15/05/2017 às 06:22

Centro Pop fortalece atendimento à população de rua

Palestra abordou a saúde do homem. Fotos: Ascom Semas Palestra abordou a saúde do homem. Fotos: Ascom Semas

Vanessa Napoleão

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) I sempre vem inovando para cada vez atrair os usuários até a unidade. O equipamento social iniciou o Projeto ‘Vem que Tem Balanço’, oferecendo palestras educativas, atividades físicas, culturais e de lazer.

Como parte do projeto, foi realizada nesta semana, uma palestra voltada para saúde dos homens. O articulador da política de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Juarez Teixeira, falou sobre o aumento no número de casos de pessoas infectadas com o vírus HIV, como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis DST`s, e os locais de atendimento na rede de saúde. Outras questões também foram abordadas, como o abuso drogas e álcool.

Semanalmente, os usuários participam de aulas de aulas de capoeira e de futebol de praia.  Além da aula prática, o educador social, Ivanildo Santos, o Mestre Besourão,  ensina seus alunos sobre a história da capoeira e a  como tocar os instrumentos utilizados nessa prática esportiva.  Durante as atividades físicas, ainda são repassadas informações sobre o corpo humano e a importância de fazer exercícios para ter uma boa saúde.

Segundo a coordenadora do Centro Pop, Alessandra Silva,  os usuários da unidade estão aderindo bastante a essas atividades. “O interessante é que estamos recebendo usuários que nunca vierem ao Centro Pop, atraídos pela capoeira. O esporte é uma forma de integrá-los à sociedade. Queremos resgatar esses jovens do abuso de álcool e drogas por meio da inserção no esporte”, disse.

creas-pop-projeto6

A capoeira é uma das atividades mais procuradas na unidade

De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o trabalho realizado nos Creas Pop, visa oferecer uma assistência especializada e completa à população de rua. “Não só encaminhamos os nossos usuários para o atendimento nos programas sociais, mas também oferecemos cultura, lazer e  esporte”, destacou.

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h,  na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá.





Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.