OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

23/07/2016 às 01:01

Eletrobras abandona serviço de distribuição de energia em AL

Conselho da estatal estabelece retirada do Estado até o dia 31 de dezembro do próximo ano

Eletrobras de Alagoas deverá passar para a iniciativa privada até o próximo ano Eletrobras de Alagoas deverá passar para a iniciativa privada até o próximo ano

Consumidores alagoanos de energia elétrica deixarão de utilizar os serviços da Eletrobras Distribuição Alagoas até o dia 31 de dezembro de 2017. O prazo máximo foi determinado nesta sexta-feira, 22, pelo conselho de acionistas da companhia, durante reunião em que aprovaram, por 75% dos votos, a transferência do controle acionário das empresas para a iniciativa privada.

Além de Alagoas, a decisão do conselho atinge as distribuidoras que atuam nos Estados do Piauí, Acre, Rondônia, Amazonas e na cidade de Boa Vista (Roraima). Juntas, elas deram um prejuízo de R$ 5 bilhões no ano passado.

Principal acionista da empresa, o governo federal negou uma injeção de R$ 8 bilhões em recursos para sanear as companhias, que acumulam prejuízos há anos. Embora a distribuidora alagoana seja uma das que menos devem – segundo fontes ouvidas pela reportagem –, não escapou da decisão dos acionistas de ser privatizada.

Segundo fontes, a estatal vai continuar a administrar a companhia em Alagoas até que o controle seja vendido. Porém, não vai mais aplicar nenhum centavo nas companhia. Durante esse período de transição, as distribuidoras terão de receber recursos diretamente da União ou da tarifa. O eventual novo controlador terá de assumir as obrigações e dívidas de cada empresa. Consumidores ouvidos pela reportagem temem aumento abusivo da tarifa de energia elétrica após a privatização.

Para o diretor financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, Armando Casado, no entanto, essa é a melhor decisão para a empresa e para os consumidores. "Não haverá abandono do serviço aos consumidores locais. Foi uma decisão muito importante para todos e que olhou para a Eletrobras, as distribuidoras, a sociedade e o consumidor. Será melhor para todos."

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.