OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

12/06/2018 às 14:26

Consultorias aumentam a produtividade e melhoram a gestão de propriedades rurais

 Uso da tecnologia tem tornado essas soluções cada vez mais acessíveis Uso da tecnologia tem tornado essas soluções cada vez mais acessíveis

A busca por uma maior produtividade no campo é um dos desafios das pequenas, médias e grandes propriedades rurais e do setor de agronegócios como um todo. Com o avanço tecnológico, as soluções para enfrentar esse desafio se tornam cada vez mais acessíveis e práticas. Em Alagoas, isso não é diferente, já que o estado tem dinamizado o número de atividades rurais e os tipos de cultura. Nesse contexto, o Sebrae conta com uma série de soluções que podem contribuir para que as propriedades rurais alagoanas sejam mais produtivas.

Entre as soluções do Sebrae voltadas para o aumento da produtividade no campo, em vários segmentos, estão as seguintes metodologias: Papo Cheio, para avicultura; Favo Cheio, para apicultura; Arroba de Peso, para pecuária de corte; Bons Frutos, para a fruticultura; Aprisco Cheio, para a ovinocaprinocultura; e o Balde Cheio, para bovinocultura de leite.

De acordo com Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, as metodologias, ao serem aplicadas nas empresas, são divididas em três etapas. A primeira consiste em um diagnóstico exclusivo, no qual o consultor vai fazer um levantamento para conhecer os potenciais, as oportunidades e as limitações da propriedade.

Na segunda etapa, o consultor realiza um planejamento em conjunto com o empresário, estabelecendo metas de produtividade e outros aspectos. Na terceira, é a vez da propriedade receber consultorias mensais de acompanhamento, para analisar as metas elencadas e observar a evolução do trabalho.

O gerente adjunto da UAGRO também destacou a importância dessas soluções para as propriedades rurais envolvidas. “Essas metodologias visam tornar o produtor mais profissional, ajudando para que ele possa fazer o controle de sua produção, oferecendo assistência técnica e gerencial para que ele tenha mais conhecimento e alcance uma gestão adequada e efetiva da propriedade. Com isso, ele poderá aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu negócio. Tudo isso com o subsídio de 80% oferecido pelo Sebrae em Alagoas e os outros 20% restantes pagos pelo empresário, que podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito, facilitando o acesso de todos”, explicou Marcos Fontes.

Resultados imediatos na gestão e produtividade

Logo nos primeiros meses, as consultorias, como as da Metodologia Balde Cheio, já trazem resultados mensuráveis. Segundo André Ramalho, proprietário da Fazenda São Luís, em Monteirópolis, no Sertão alagoano, a metodologia Balde Cheio começou a ser aplicada em agosto de 2017 na fazenda, e os primeiros resultados positivos já podem ser vistos na gestão do negócio.

“Essa é uma metodologia excelente. A gente já tinha uma forma de acompanhar as receitas, despesas e outros aspectos, como a dieta do gado e o planejamento de insumos. Mas, após esse trabalho com o Balde Cheio, a gente já pode até fazer o planejamento para o ano seguinte e tomar decisões com base nesse acompanhamento da gestão. A ideia é continuar trabalhando para aumentar ainda mais a produtividade e a produção por animal”, frisou.

Um dos casos de sucesso do Balde Cheio é a Fazenda Padre Cícero, vencedora nacional da categoria Agronegócio do Prêmio MPE Brasil, na edição 2015. A fazenda foi fundada em 1990, em Cacimbinhas, Agreste alagoano, para se dedicar à criação de gado leiteiro, e aperfeiçoou as técnicas de gestão e de manejo a partir de 2012, com o ingresso no Balde Cheio. Através da metodologia, conseguiu atualizar as formas de manejo, passando a exercer maior controle sobre os dados econômicos e zootécnicos da propriedade. Hoje, a fazenda recebe dias de campo e visitas de agricultores e gestores de outros estados para conhecer de perto a evolução da propriedade.

fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.