OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

17/06/2018 às 14:00

Empresários buscam auxílio do Sebrae para aprimorar processos e produtividade dos negócios

Consultorias de gestão são realizadas dentro da própria empresa, gerando resultados e inovando na organização e processos internos Consultorias de gestão são realizadas dentro da própria empresa, gerando resultados e inovando na organização e processos internos

A SOMA – Serviços Ocupacionais e Meio Ambiente é uma empresa que presta serviços em Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho em Alagoas. Dessa forma, a metodologia 5S não lhe era algo estranho e, portanto, quando o Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae em Alagoas apontou que essa seria uma solução interessante para dar uma balançada na organização do prédio sede, ela não hesitou na contratação da consultoria – e encontrou resultados impressionantes.

Em um espaço de 300 m², foi retirado quase um caminhão inteiro de material pronto para descarte. Foi um volume que impressionou toda a equipe, que já praticava uma cultura de padronização de processos em busca do aumento da produtividade. Mas, quando o consultor Sacha Passos passou pelo prédio, em dezembro de 2017, conseguiu trazer um novo olhar ao que já tinha se tornado comum.

“Você vê que, por mais que esteja prestando atenção ou ache que está tudo ok, ainda há o acúmulo desnecessário de material, mesmo dentro de espaços pequenos. Não somos uma empresa de grande espaço físico, mas temos departamentos internos, estrutura de cargos e um arquivo morto. Lidamos direta e indiretamente com o 5S em nossa rotina de trabalho com as outras empresas e já vínhamos pensando em aplicar essa prática, então, quando o ALI recomendou contratar a consultoria, investimos nisso”, explicou José Fernandes, diretor da SOMA.

O trabalho foi associado também ao tradicional período de renovação no final de cada ano. O que foi apresentado em dezembro pelo consultor está sendo cuidadosamente acompanhado pelos colaboradores da SOMA, com diferenças que impactam não apenas na organização produtiva do trabalho, mas no clima da empresa.

“Estamos sentindo uma leveza no espaço. Estamos caminhando, cada um de olho na sua organização pessoal e nas estações de trabalho. É algo contínuo, porque a manutenção é o mais difícil. Atingir aquele 5º S, o senso da autodisciplina, é um caminho que precisa ser percorrido. Viemos acompanhando o antes, o durante e o depois e estamos trabalhando na manutenção dessas mudanças”, reafirmou Fernandes.

O trabalho realizado com a SOMA foi apenas uma solução dentre as diversas consultorias para melhoria de processos e otimização de recursos que estão presentes no portfólio do Sebrae em Alagoas. São metodologias que unem teoria e aplicação prática e direta na realidade da empresa, uma vez que são conduzidas dentro do próprio espaço físico do empreendimento.

‘Gestão da Excelência Competitiva’, ‘Programa de Aceleração da Competitividade (PAC)’, ‘Automação do Processo Produtivo’, ‘5S – Qualidade e organização’ (aquela citada pela SOMA) ou ‘Mapeamento de Processos e Logística’ são algumas das soluções disponíveis. Elas podem ser solicitadas diretamente à Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas ou ser indicadas pelo próprio ALI, caso a empresa já esteja em atendimento.

“É raro que o pedido chegue diretamente pelo atendimento difuso, no balcão de atendimento do Sebrae, porque não é incomum que o empresário não saiba como agir, pois desconhece o que está errado com a empresa. Quando o ALI já está fazendo um acompanhamento, ele consegue visualizar o problema, conhece o nível de maturidade do negócio e, principalmente, se o empresário realmente está disponível para acompanhar e executar o processo proposto na consultoria”, esclareceu Tânia Gomes, analista da URE.

Isso não impede que o empresário vá ao Sebrae conversar e iniciar o processo de diagnóstico, afinal, é preciso dar o primeiro passo em direção à mudança. E uma das grandes surpresas que eles descobrem ao mergulhar na análise crítica da sua gestão é que a possibilidade de aplicar inovação em seu pequeno negócio é mais simples do que imagina.

“As consultorias de gestão podem posicionar a inovação dentro do negócio, porque ela não é apenas uma mudança tecnológica. Se você alterar a forma como fabrica seu produto, já está inovando. Da mesma forma, pode ser feita uma inovação no layout interno da empresa, na fachada, nos processos de produção. Aplicamos o PAC com a empresa Caleidoscópio e ela atingiu muitos resultados incríveis de premiações, por exemplo”, relatou Tânia.

As vitórias citadas pela analista foram os reconhecimentos nas categorias Indústria, Destaque Inovação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social do Prêmio Competitividade Alagoana – Micro e Pequena Empresa (PCA), recebidos pela Caleidoscópio, uma indústria de pequeno porte de joias, acessórios e moda artesanais, em novembro passado, e que abriram em grande estilo as comemorações dos 20 anos da empresa, que segue se reinventando no mercado nacional e internacional – exporta 30% de sua produção para 17 países.

“A gente pensa que são coisas muito tecnológicas, mas, na verdade, são inovações de produtos e processos, controles de trabalho, pequenas coisas que, dentro do processo da indústria, modificam completamente a lucratividade. Estamos criando em nosso site um ambiente virtual para os lojistas; os pedidos do atacado podem ser feitos agora por um formulário pela web, feito por WhatsApp”, listou Renata Fontan, uma das sócias-fundadoras da Caleidoscópio.

Para conhecer essas e outras soluções que podem ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa através da melhoria de processos e otimização de recursos, entre em contato com o Sebrae em Alagoas através da Central de Atendimento (0800 570 0800) ou indo até uma das unidades físicas de atendimento em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo.

fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.