OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

23/06/2018 às 07:54

Sebrae Alagoas promove Workshop eSocial na Prática

Capacitação vai orientar empresas para que elas façam os cadastros no sistema de forma adequada Capacitação vai orientar empresas para que elas façam os cadastros no sistema de forma adequada

A partir de julho, as micro e pequenas empresas serão obrigadas a utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (E-Social). Por meio dele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Por isso, para orientar os empreendedores sobre o sistema, o Sebrae em Alagoas vai realizar, no dia 04 de julho, das 8h às 18h, o Workshop eSocial na Prática, no Hotel Jatiúca, em Maceió.

O workshop será ministrado pelo palestrante Fábio Rodrigues, advogado, consultor jurídico-empresarial e especialista em Legislação Trabalhista e Previdenciária, que já vem com um trabalho de orientação em micro e pequenas empresas nos últimos meses, justamente com o foco na adequação delas ao eSocial.  Renata Fonseca, gerente da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, destacou que o eSocial é uma ferramenta de gestão tributária que engloba aspectos de impostos e de gestão de pessoas das empresas, e que o Sebrae vai promover essa capacitação para que os empresários, sejam Microempreendedores Individuais (MEI), de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), conheçam a ferramenta na prática. 

“No primeiro semestre deste ano, as grandes empresas, com faturamento a partir de R$ 78 milhões, tiveram que se adaptar e cadastrar todas as informações no módulo do eSocial. Agora, a gente começa a fazer esse trabalho para alertar as micro e pequenas empresas de que elas terão essa importante ferramenta disponibilizada, mas que não é um trabalho fácil para preenchê-la. O empresário deve procurar o seu contador, mas é essencial que ele entenda melhor todo o eSocial. Entendendo isso, caso ele queira fazer sozinho, com o que for repassado no workshop, ele terá condições de avançar”, pontuou.

A gerente da UPP ainda lembrou que, como o próprio nome do evento sugere, a capacitação deverá ter um caráter prático, com os participantes trabalhando em ferramentas do eSocial. “O Fábio Rodrigues tem grande experiência nessa área e já orienta várias pequenas empresas para que elas se adequem. O workshop vai ser bastante prático, no qual o professor fará tudo próximo ao empresário, mostrando qual é a melhor forma para que ele preencha os formulários online que se encontram no sistema”, concluiu Renata. As inscrições para o Workshop eSocial na Prática custam R$50 e podem ser feitas através do telefone 0800 570 0800. O evento é uma realização do Sebrae em Alagoas em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL).

Fonte: Agência Sebrae Alagoas



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.