OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

19/07/2018 às 11:15

Eletrobras/AL divulga nota sobre recomendação da Defensoria Pública do Estado

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que o serviço de distribuição de energia elétrica é regulamentado por meio da Resolução nº 414 de 09 de setembro de 2010, editada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que a referida regulamentação não veda a suspensão do fornecimento de energia a unidades prestadoras de serviços essenciais, não havendo, portanto, ilegalidade no corte de energia.

A Distribuidora, contudo, considerando a relevância de tais serviços, tem por prática a rotina de notificar exaustivamente e de forma antecipada as unidades em débito, estando sempre aberta ao diálogo e à negociação de um acordo para pagamento das dívidas, inclusive com possibilidade de parcelamento.  No entanto, quando não há quitação do débito por meio de pagamento ou negociação, é necessária a adoção de outras medidas permitidas por meio da regulamentação do setor elétrico, a exemplo da suspensão de fornecimento.

No caso dos Mercados Públicos, a Eletrobras notificou formalmente a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) sobre o débito pendente, dando um prazo para regularização, antes da realização do corte de energia.

Quanto ao ambulatório da maternidade Santa Mônica, a unidade está com o cadastro desatualizado junto à Distribuidora, registrado no sistema como “Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa”. A fachada do imóvel tem aspecto residencial e não se caracteriza como um ambulatório médico, impossibilitando a identificação do local pela equipe que realiza as atividades de campo. Além disso, a responsabilidade pela atualização do cadastro é do consumidor.

Por fim, a Companhia lembra que os débitos do Poder Público em Alagoas ultrapassam os R$ 69 milhões, e que a inadimplência prejudica os clientes que pagam suas contas regularmente em dia. O serviço de distribuição de energia elétrica prestado pela Eletrobras Distribuição Alagoas para a população é considerado também um serviço público essencial à coletividade, só sendo possível mantê-lo mediante arrecadação.

Fonte: Ascom Eletrobras Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.