OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

09/08/2018 às 18:18

Programação do Seminário Conhecer 2018 está recheada de inovação e empreendedorismo

Evento sobre educação empreendedora irá trazer palestrantes nacionais e internacionais a Maceió Evento sobre educação empreendedora irá trazer palestrantes nacionais e internacionais a Maceió

Maceió irá receber, de 14 a 16 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o maior evento de educação empreendedora do país, o Seminário Conhecer 2018. Serão palestras, debates e oficinas envolvendo especialistas nacionais e internacionais, em uma iniciativa promovida pelo Sebrae Nacional, Sebrae em Alagoas e Sebrae em Minas Gerais para discutir ações desenvolvidas no Brasil e no mundo para construir uma pedagogia que contribua com a difusão da cultura do empreendedorismo.

Sob o tema central ‘Educação Empreendedora: uma nova educação para um novo mundo’, o Seminário terá como palestra de abertura, às 19h da terça-feira (14), a apresentação ‘Aprendizagem Exponencial e o Novo Mundo da Educação’, ministrada por Conrado Scholochauer, embaixador da Singularity University no Brasil.

A programação segue na quarta-feira (15), após um breve período de credenciamento pela manhã. O primeiro horário será preenchido pelas palestras ‘Visão de Futuro entre Digital e Humano’, por Francisco Barreto Araújo, e ‘A Economia Digital e o Pensamento Exponencial’, apresentada por Tiago Mattos, ambos da Singularity University, onde atuam como palestrante convidado e professor.

Para concluir os trabalhos matutinos, a mesa redonda ‘CER Experiências -  A Nova Escola: o Futuro Presente’ vai reunir pontos de vista de Caio Dib, fundador do ‘Caindo no Brasil’, e Ricardo Pereira, um dos gerentes da Escola de Formação Gerencial do Sebrae (EFG) e Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ-BH), com a experiência em educação fora da escola do empreendedor criativo Gui Afif.

O formato de duas palestras e uma mesa de debate de cases será repetido no período da tarde, porém com presenças internacionais. As apresentações ficarão a cargo de Heidi Neck, Ph.D. e professora de empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos, com o tema ‘Ensinando Empreendedorismo: Uma Abordagem Baseada na Prática’; e Federico Pistono, escritor e futurista italiano, na provocadora “O Futuro do Trabalho’.

Para o CER Experiências ‘É Tempo de Praticagem’, às 15h30, diferentes abordagens da educação empreendedora dentro do currículo escolar serão apresentadas por Fábio Zsigmond, co-fundador do Mundo Maker; o finlandês Kari Matilla, proprietário de escola em seu país natal e coach de professores; e Kelly de Amorim Almeida, coordenadora pedagógica da Escola Santíssimo Senhor, de Maceió.

Oficinas

O terceiro dia de Seminário Conhecer irá contar com quatro oficinas no estilo ‘hand on’, totalmente práticas e com estratégias que podem ser reproduzidas pelos professores em salas de aula. Serão repassadas estratégias de aprendizagem online e off-line, mostrando que as duas são possíveis, lúdicas e divertidas.

A proposta do Sebrae é reproduzir no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso o ambiente do SebraeLab – multifuncional, colaborativo, que viabilize experiências diferenciadas de novas práticas empreendedoras inovadoras, criativas e transformadoras. Assim, professores ganham novas alternativas para conectar-se com a geração hiper-plugada em sala de aula.

Com as inscrições realizadas separadamente, cada participante desta etapa teve o direito de escolher dois temas, todos realizados no período da manhã. As oficinas serão ‘Prototipe – Execução Estratégica’, facilitada por Gustavo Marques Couto; ‘In book – Criatividade’, por Leonardo Resende Duarte; 'Ensinando Professores - Educação Empreendedora na Prática', por Fabiano Fernandes Serrano Birchal; e ‘Design Sprint para Negócios Sociais’, facilitada pelo analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, Danisson Reis.

“Queremos mostrar que é possível reestruturar a educação de forma fácil, por meio da disseminação e promoção da cultura empreendedora. Dessa maneira, é possível inovar seja, em ambientes on ou off-line. Todas as vagas para o seminário já foram preenchidas e inclusive teremos caravanas de professores vindo de Pernambuco e Sergipe”, informou Danisson.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.