OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

09/11/2018 às 12:36

Oficina gastronômica divulga culinária quilombola na terra de Zumbi dos Palmares

Mãe Neide é embaixadora da culinária alagoana Mãe Neide é embaixadora da culinária alagoana

Paula Nunes

A mestra do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas e chef Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá D’Oxum, apresenta a Oficina Gastronômica Sabores e Saberes da Terra de Zumbi, de 12 a 16 de novembro. O evento será realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A oficina visa organizar, promover e desenvolver a cultura quilombola tendo como base as tradições gastronômicas dos quilombos em Alagoas. A secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, ressalta que a cozinha alagoana ainda não é lembrada pela culinária quilombola, apesar dos grandes avanços nos últimos anos.

“O conhecimento é um elemento diferenciador do mercado gastronômico em âmbito nacional. Quando um turista visita Alagoas, ele deve conhecer essa culinária típica, que é uma verdadeira aventura gastronômica. A oficina é de grande importância para dar mais visibilidade a ela”, afirmou a secretária.

Além dos conhecimentos gastronômicos da culinária afro, os participantes poderão conhecer um pouco mais da história e da cultura dos quilombos. "Esta é uma ação de divulgação dos saberes da cultura afro-brasileira e de fomento ao desenvolvimento da população, atendendo aos anseios da comunidade e dos pequenos negócios deste território”, explica Cláudia Puentes, da comissão organizadora.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível no link http://bit.ly/InscricaoOficinaGastronomica. A oficina contará com uma equipe interdisciplinar, formada por gastrônomos e professores de diversas áreas das Ciências Humanas, que tratarão do contexto cultural a partir de diálogos transversais com os participantes. A atividade conta também com o apoio da prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.

Oficina será realizada de 12 a 16 de novembro em União dos Palmares

Programação

12/11 - Abertura da Oficina e palestra sobre Transmissão do Conhecimento, às 15h, no Auditório da Secretaria de Educação

13/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

14/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

15/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

16/11 - Aula teórica e prática e finalização da Oficina, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Ascom Secult

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.