OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

19/11/2018 às 19:30

Pano dobrável produzido por artesãs da Barra Nova ganha Prêmio Objeto Brasileiro

Delicadeza do artesanato alagoano foi destaque na categoria Objeto de Produção Coletiva Delicadeza do artesanato alagoano foi destaque na categoria Objeto de Produção Coletiva

Soraya Leite

O pano dobrável alagoano (jogo americano) produzido pela artesã Vera Cristina Cavalcante, da Cooperativa das Artesãs da Barra Nova (Coopeartban), foi o grande campeão do 6º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela A Casa-Museu do Objeto Brasileiro, organização social sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal no país. A solenidade de premiação acontece no dia 27 de novembro, em São Paulo.

A delicadeza do artesanato alagoano foi destaque na categoria ‘Objeto de Produção Coletiva’, que contempla objetos feitos de forma artesanal ou semiartesanal por grupos de artesãos, comunidades, associações ou cooperativas. Para a gerente de Projetos da Coopeartban, Wendy Sherry Oliveira Barros, a conquista foi um acontecimento muito importante e representa o reconhecimento de um intenso trabalho para vencer as dificuldades enfrentadas pela entidade. “Esse prêmio mostra que não devemos nunca desistir; que é preciso seguir firme na luta pela valorização do nosso artesanato É um incentivo a mais”, afirmou.

Em funcionamento há 14 anos na Barra Nova, povoado do município de Marechal Deodoro, a Cooperativa possui, atualmente, 20 cooperadas da própria comunidade e conta ainda com a colaboração de outras 50 artesãs do Francês, Marechal Deodoro e até de Arapiraca.

Wendy Sherry acrescenta que além do resgate cultural e valorização do artesanato local, o trabalho das Coopeartban também desempenha um papel social muito significativo ao garantir o empoderamento e a independência financeira das cooperadas. “Esse, talvez, seja o principal aspecto que nos motiva a nunca desistir, a valorização pessoal por meio da arte”.

A artesã Vera Cristina Cavalcante explica que a confecção da peça surgiu da necessidade de melhorar e inovar alguns produtos da Cooperativa. “Percebemos que o jogo americano tinha bastante saída nos eventos e feiras e decidimos pensar em como poderíamos atender à necessidade do mercado. Uma das ideias foi modernizar e conceituar o produto, mas sem perder a essência cultural”, explicou.

Segundo ela, o folguedo guerreiro foi escolhido para nomear e representar a cultura alagoana, pelas cores e movimentos que a peça tem, e a forma geométrica foi escolhida para diferenciar dos demais jogos que já existiam no mercado.

“Decididos as cores, o ponto e a forma, partimos para a produção coletiva. Durante a produção, melhorias foram feitas, as cores e o acabamento foram alterados, até chegarmos no produto final. Ao analisar esse produto totalmente acabado e impermeabilizado percebi que dobrava e, de uma forma retangular ele diminuía seu tamanho e virava um quadradinho, uma peça totalmente diferente do que existia no mercado artesanal da renda filé e muito moderna”, concluiu.

Premiação - Pela conquista do primeiro lugar no 6º Prêmio Objeto Brasileiro com o pano dobrável alagoano, a Coopearativa receberá R$ 3 mil, que serão investidos na própria entidade. Também serão entregues certificados para os objetos e projetos finalistas e premiados.

A seleção dos vencedores levou em consideração critérios como criação, identidade cultural e design inovador. A avaliação foi feita por um júri de profissionais com conhecimento reconhecido nas áreas de design, artesanato e meio ambiente.

A gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, destacou que a conquista do Prêmio Objeto Brasileiro representa o reconhecimento da qualidade da produção artesanal alagoana.

“Por meio do Programa Alagoas Feita à Mão, a Sedetur tem trabalhado intensamente no mapeamento dos artesãos e na divulgação da nossa arte em feiras e eventos locais e nacionais. Recentemente participamos do 11º do Salão do Artesanato, em São Paulo, que contou com a presença 17 grupos de artesãos de 10 municípios alagoanos. Temos uma produção muito rica e diversificada e, a cada dia, ocupamos mais e mais espaço no mercado nacional, conquistando prêmios importantes para o Estado”, afirmou Daniela.



Ascom Sedetur

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.