OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

19/02/2019 às 15:32

Novo sistema tributário facilita o trabalho de contadores e contribuintes em Arapiraca

Presente no dia da apresentação do novo sistema tributário da Secretaria da Fazenda de Arapiraca, no dia 22 de janeiro, o presidente da  Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira Júnior, após as explicações do funcionamento da plataforma online, afirmou que a mudança significava um avanço para o segmento contábil e para os contribuintes.

Agora, com o sistema funcionando, ele comprova, na prática, a revolução do serviço.  “O tempo para a contabilidade e para o empresário é peso de ouro. A gente tem que contar com essas facilidades e desburocratizar. E  foi o que o município fez com esse novo sistema implantado, ajudou o trabalho da nossa classe e a vida do contribuinte”, declarou Jordão Vieira Júnior.

O presidente da Ascontal justifica a sua declaração citando a sua experiência com o novo sistema tributário e ressalta que, anteriormente, tudo tinha que ser feito no Centro Administrativo. E que não existia um atendimento específico para o contador, o atendimento seguia o ritmo geral com toda a população.

“Um exemplo da boa experiência com a plataforma é o tempo para conseguir realizar um parcelamento da taxa de alvará das empresas. Em menos de cinco minutos estava  com todo o processo em mãos, com a primeira parcela pronta”, afirmou Jordão Vieira Júnior.

Outro ponto positivo apontado por ele  é não precisar o reconhecimento de firma da procuração para o contador. “Feito  o parcelamento, a gente imprime toda a documentação, arquiva, paga a primeira parcela e está pronto, quite com a fazenda. Além disso, através do convênio da prefeitura com a Caixa, em 30 minutos essa informação do pagamento chega à Secretaria da Fazenda e você tem acesso as certidões também online”, completou.

Entre os serviços disponíveis no novo sistema tributário estão  a emissão de certidões, segundas vias de impostos, taxas e débitos, IPTU, ISS Autônomo, TLF e ITBI. Além de emitir notas fiscais avulsas, também disponibiliza emissões de certidões negativas de débitos, 2ª via de débitos em dívida ativa, IPTU, ISS autônomo e TLF, guia de ITBI e guia de informação, situação cadastral de empresa e de imóvel, e parcelamento de débitos.


fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.