OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

19/06/2019 às 15:19

Governo garante suporte à instalação da Mineradora Vale Verde em Craíbas

Solenidade marcou a fase de implantação da mineradora, cuja construção deverá se estender durante um ano e meio, até 2021, quando terá início a extração de minério de cobre na área Solenidade marcou a fase de implantação da mineradora, cuja construção deverá se estender durante um ano e meio, até 2021, quando terá início a extração de minério de cobre na área

Petrônio Viana e Rafaela Pimentel

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participaram nesta quarta-feira (19) da instalação do Projeto Serrote, da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, Agreste alagoano. A solenidade marcou a fase de implantação da mineradora, cuja construção deverá se estender durante um ano e meio, até 2021, quando terá início a extração de minério de cobre na área.

Para o governador Renan Filho, a instalação da Vale Verde deverá mudar os rumos da economia local, com reflexos em toda a região agreste. “Esse é um empreendimento muito propagado no passado e que não havia se concretizado. Ele se concretizou agora e nós temos uma grande expectativa de que esse empreendimento seja capaz de alavancar a geração de emprego aqui em Craíbas e o desenvolvimento da região, trazendo novos negócios para Alagoas. A produção de cobre aqui sem dúvidas será importante para o Estado do ponto de vista tributário, de arrecadação de royalties e do desenvolvimento do interior de Alagoas”, avaliou o governador.

Segundo o gerente geral da mineradora Vale Verde, Tony Lima, 1.200 trabalhadores atuam na fase de instalação do empreendimento. Durante seu funcionamento, serão empregadas 700 pessoas. “Estamos iniciando hoje as obras de terraplanagem do projeto Serrote da mineradora Vale Verde, situado no Agreste alagoano, que prevê a abertura de uma mina a céu aberto para lavrar o minério de cobre e fazer o beneficiamento e tratamento deste material. Temos ainda um ano e meio de obras pela frente e em 2021 devemos estar entrando em atividade com pelo menos 13 anos de operação pela frente. Acreditamos no sucesso do projeto, garantindo um grande beneficio não só para economia, como para a população por meio da geração de emprego, que no pico das atividades deverá chegar a 1.200 postos de trabalho“, explicou Lima.

De acordo com o governador Renan Filho, as iniciativas do Governo de Alagoas na promoção de melhorias em infraestrutura viária e no abastecimento de água na região tiveram grande relevância na decisão final sobre a instalação da Vale Verde em Craíbas.

“Nós já fizemos os maiores investimentos que eram necessários, principalmente em duas vertentes, na chegada de água bruta e da energia elétrica, com a decisiva ajuda do senador Renan Calheiros. Agora, nós temos as melhores rodovias do país. Estamos duplicando a AL-220 de Maceió a Arapiraca e espero concluir essa duplicação até o primeiro semestre do ano que vem. Em breve vamos iniciar a duplicação de Arapiraca a São Sebastião, que vai dar ligação à BR-101. Vamos duplicar também de Arapiraca a Palmeira dos Índios. Então, o Estado hoje está preparado para receber essa mineradora. E nós esperamos que, com toda responsabilidade ambiental, toda capacidade técnica, Alagoas passe a ser um produtor importante de cobre no Nordeste, colaborando decisivamente para o dinamismo da nossa economia”, afirmou Renan Filho.

Na avaliação do secretário Rafael Brito, a mineradora vai incluir Alagoas em um restrito grupo de estados do Nordeste com destaque na atividade e com potencial para atrair mais indústrias ligadas ao setor. “Este é um momento decisivo para o desenvolvimento econômico. Não tenho dúvidas que esse investimento de quase R$ 1 bilhão nesta região, com a implantação da mineradora Vale Verde, vai mudar a realidade de muita gente e qualificar Alagoas com a produção de minério rico, de qualidade, que antes não tínhamos. Aliado a essas vantagens, esse investimento coloca o Estado no mapa do Nordeste e do país como produtor de mineração forte na indústria de base, com capacidade e competência para atrair outras indústrias para Alagoas”, observou Brito.

A solenidade contou ainda com as presenças do diretor-presidente do Grupo Appian, operador da Vale Verde, Milson Mundim, do presidente da Federação da Indústria de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, do prefeito de Craíbas, Ediel Leite, de vários prefeitos da região, vereadores e funcionários da obra de implantação da Mineradora Vale Verde.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.