OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

12/08/2019 às 16:03

Senai leva cursos gratuitos a 14 escolas da rede pública de Maceió

Numa parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  vai levar a 14 escolas da rede pública municipal o projeto Senai Transforma. Com isso, serão ofertadas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para 843 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, de modo a que o aluno alie os estudos com a formação profissional.

“Já temos uma parceria anterior com a Prefeitura, comprovadamente exitosa. Agora estamos ampliando esse trabalho, assegurando não somente a formação para o mercado de trabalho, como também ajudando no combate à evasão escolar”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), e do Conselho Deliberativo do Senai, José Carlos Lyra de Andrade, na manhã desta segunda-feira, 12, durante a solenidade de assinatura do convênio para execução do Senai Transforma, na Prefeitura.

Manifestando sua satisfação, o prefeito Rui Palmeira disse que o projeto “é um casamento positivo da Prefeitura com a Federação das Indústrias e o Senai para promover cursos profissionalizantes gratuitos". Ele destacou que a parceria garante a mais de 800 alunos da rede municipal de ensino uma perspectiva de futuro.

Lembrando que o projeto-piloto do Senai Transforma foi iniciado em 2018, e se mostrou um sucesso, a secretária municipal de Educação, professora Ana Dayse Rezende Dorea, que se posiciona como defensora do ensino médio profissionalizante, destacou a importância do ensino integrado.

“Os alunos selecionados no ensino fundamental demonstraram interesse por um ensino diferente. Agora, um número maior deles vai conhecer profissões que poderão escolher no ensino médio. Esse projeto é um marco para a educação em Maceió”, afirmou a secretária, agradecendo o apoio das diretoras das escolas beneficiadas.

Atendidas no projeto-piloto, as estudantes Mariana Vitória e Regyane Keyla, que concluíram o fundamental na rede municipal e agora cursam Eletrotécnica na Escola Senai, do Benedito Bentes, confirmaram o êxito da iniciativa que une a entidade da Indústria e a Prefeitura.

“Incrível essa nova forma de ensino, que interliga o conhecimento humano e o técnico”, disse Mariana. Já sua colega Regyane encara o Senai Transforma como uma oportunidade para traçar o próprio futuro. “Me permite entender o que quero”, afirmou a estudante.

O projeto vai oferecer os cursos de assistente administrativo, assistente de planejamento, programação e controle da produção, auxiliar de operações logísticas, agente de produção e consumo sustentável, desenhista de produtos gráficos e operador de injetora e extrusora de plástico.

Participam da iniciativa estudantes acima de 14 anos, do 8º e 9º ano das escolas municipais Hévia Valéria, Pompeu Sarmento, Padre Pinho, Neide França, Pio X, João Sampaio, Jaime Miranda, Antídio Vieira, Zumbi dos Palmares, Kátia Assunção, Silvestre Péricles, Haroldo da Costa, Luiz Pedro I e Arnon de Mello.


Fonte: Ascom Senai


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.