OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/10/2019 às 18:26

Saiba como economizar energia ao usar ar-condicionado e chuveiro elétrico com as dicas da Equatorial

Distribuidora explica como utilizar os equipamentos sem abrir mão do conforto Distribuidora explica como utilizar os equipamentos sem abrir mão do conforto

Seja no verão ou no inverno, dois equipamentos estão cada vez mais presentes nos lares dos alagoanos: ar-condicionado e chuveiro elétrico. Nos dias de altas ou baixas temperaturas, eles fazem toda diferença, trazendo conforto para ambientes quentes e para a hora do banho. 

Entretanto, essas comodidades podem resultar em maior consumo de energia e aumento da conta de luz caso não sejam utilizados corretamente. Para que esses eletrodomésticos não passem de salvadores para vilões, confira as dicas que a Equatorial Energia Alagoas preparou para que eles sejam utilizados de forma consciente. 

*Ar condicionado*
•Sempre que ligar o ar-condicionado, é importante deixar portas e janelas fechadas para evitar que o aparelho fique sobrecarregado e consuma mais energia; 

•O aparelho deve ser instalado em local alto, sem obstáculos para ventilação e sempre protegido do sol;

•É preciso estar atento para a manutenção do equipamento, realizando periodicamente a limpeza dos filtros e verificando se há vazamento de gás, situações que impactam no consumo.

“Na hora da compra, sempre escolha os aparelhos que possuem o Selo Procel e que são classificados na categoria “A” do Inmetro, pois são os mais eficientes e gastam menos energia. Mesmo que sejam um pouco mais caros, a diferença de preço normalmente se paga rapidamente pela economia mensal na conta de luz”, orienta o engenheiro eletricista da Equatorial, Edmilson Santos, explicando ainda que a regulagem do termostato para uma temperatura agradável, por volta de 23 graus, é uma excelente medida de economia.

*Chuveiro elétrico*
•Para o uso adequado do chuveiro-elétrico, sem surpresas no final do mês, é preciso manter a temperatura na posição verão, o que reduz o consumo de energia em até 40%; 

•Evitar banhos demorados diminuem o gasto de energia e o desperdício de água;

•É preciso instalar o equipamento com aterramento. 

“O chuveiro elétrico também precisa de manutenção, por isso limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro. Nunca reaproveite uma resistência queimada, nem faça remendos ou adaptações, pois isto provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança dos usuários. Seguindo essas orientações é possível reduzir o consumo de energia”, destaca Edmilson.

Pequenas mudanças podem fazer com que a economia na conta de energia elétrica seja significativa logo no primeiro mês. Além da economia financeira, o consumo consciente de energia é um dever de todos, principalmente pela limitação dos recursos naturais. Com essas atitudes é possível utilizar a energia sem abrir mão do conforto e preservar o meio ambiente. 



Fonte: Ascom

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.