OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

26/05/2017 às 09:13

Gás natural aumenta a competitividade das indústrias em Alagoas

No total, 33 indústrias contam com o combustível, que abastece os principais distritos industriais do Estado (Foto: Ascom/Algás) No total, 33 indústrias contam com o combustível, que abastece os principais distritos industriais do Estado (Foto: Ascom/Algás)

Débora Vieira

Mais limpo, econômico, eficiente, seguro e com abastecimento contínuo, por meio de uma rede de distribuição. Essas são algumas das qualidades do gás natural e os motivos pelos quais ele se torna um combustível atrativo às indústrias de vários setores.

Em Alagoas, esse segmento é o maior consumidor do gás natural fornecido pela distribuidora alagoana de gás natural, a Algás. No total, 33 indústrias contam com o combustível, que abastece os principais distritos industriais do Estado, como o Luiz Cavalcante, os Núcleos Industriais Bernardo Oiticina 1 e 2, todos localizados em Maceió, e o polo José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.

O plano da Companhia para os próximos anos é aumentar o fornecimento de gás natural para o interior de Alagoas, visando à atração de novas indústrias para outros municípios. Para isso, a Algás tem investido na construção de um gasoduto que ligará o município de Penedo a Arapiraca, além da duplicação do gasoduto Pilar – Marechal Deodoro.

Os investimentos somam R$ 76,9 milhões para os próximos cinco anos e pretendem dobrar a capacidade de vendas da Algás até dezembro de 2021.

Para a Companhia, a busca por uma alternativa energética econômica, eficaz e sustentável se tornou uma constante no cenário contemporâneo e a disponibilidade do gás natural é um vetor estratégico e determinante à captação de novas indústrias em Alagoas.

O Governo do Estado tem trabalhado para garantir uma infraestrutura de gasodutos capaz de atender às demandas energéticas dos núcleos industriais e também para a prospecção de novas empresas para a capital e o interior”, expõe o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

“A adoção desse combustível como matriz energética proporciona inúmeros ganhos, principalmente de ordem econômica, e isso aumenta a competividade das empresas”.

Eficiência energética

O gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, esclarece que o gás natural é capaz de substituir com eficácia qualquer energético sólido, líquido ou gasoso, podendo ser empregado como matéria-prima para diversos setores.

“O seu uso é uma alternativa para as indústrias alcançarem maior rentabilidade, eficiência e processos operacionais mais sustentáveis”, complementa Fabio Sousa, referindo-se ao fato de o gás natural ter baixa emissão de poluentes.

O gás natural pode ser usado de diversas formas em indústrias, a exemplos das de alimentos, bebidas, cerâmicas, entre ouras. É possível fazer uso do energético nos processos de secagem, geração de calor, aquecimento de processos, cocção, incineração e lavagem. Saiba outras possibilidades de uso em www.algas.com.br/gas-natural/gas-industrial.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.