OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

19/07/2017 às 15:02

Gás natural: engenheiro explica importância de proteger dutos

Abertura do curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Arsal, contou com Laerce de Paula Nunes, especialista nas áreas de corrosão Abertura do curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Arsal, contou com Laerce de Paula Nunes, especialista nas áreas de corrosão

Vanessa Alencar

Técnicos da área de gás natural canalizado de todo o País participaram, nesta quarta-feira (19) da abertura do curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), com o apoio do Governo do Estado e da Algás. O treinamento prossegue até quinta-feira (20), no Hotel Jatiúca.

Responsável por ministrar o curso, inédito em Alagoas, o engenheiro civil Laerce de Paula Nunes, presidente da Associação Brasileira de Corrosão,  explicou que o treinamento aborda a corrosão e como evitá-la.

“É importante para todas as áreas envolvidas, porque os dutos precisam de proteção, já que qualquer furo pode levar a vazamentos e todas suas consequências, como explosões, perda do produto. É um tema de extrema importância para garantir a integridade dos dutos e, consequentemente, a proteção das pessoas e do meio ambiente”, resumiu.

Ele também ressaltou a importância da iniciativa da Arsal em buscar e compartilhar o conhecimento, destacando a presença, no treinamento, de técnicos de outras agências reguladoras do país, a exemplo de Santa Catarina e Sergipe, e órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Casal e Petrobras.

O treinamento foi aberto pela diretora-executiva da Arsal, Eliane Merten, que deu as boas-vindas aos presentes, frisando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Arsal e da Algás, com a segurança, capacitação e fortalecimento da regulação e dos serviços prestados à sociedade.

Também participaram do curso a diretora-executiva da Arsal, Eulália Moraes, e a gerente de Gás Natural, Clara Alves. Ela lembrou que, entre outros pontos, “o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado e criar critérios unificados para melhorar a fiscalização por parte dos órgãos reguladores”.

O treinamento prossegue até quinta-feira (20), no Hotel Jatiúca.

Sobre o palestrante

Autor de livros sobre o assunto, Laerce de Paula Nunes é especialista nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica (técnica utilizada para controlar e evitar a corrosão de superfícies metálicas, como tubulações de gás e água).

Na empresa IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro, ele é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais.





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.