OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/11/2017 às 18:02

Mais de 20 mil alagoanos fazem exame para certificação dos ensinos fundamental e médio neste domingo

Luana Santana

Após dois finais de semana direcionados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora será a vez dos candidatos que se inscreveram no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual permitirá aos classificados a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. As provas acontecem neste domingo (19) em todo o Brasil e contarão com a participação de mais de 20.780 alagoanos.

Em Alagoas, o exame será aplicado em seis polos, sendo 6.133 participantes em Arapiraca; 771 em Delmiro Gouveia; 11.410 em Maceió; 430 em Porto Calvo; 1.323 em Santana do Ipanema e 713 em União dos Palmares.

As provas serão realizadas durante todo o dia. Os portões abrirão às 7h (horário local) e serão fechados às 7h45min (horário local). As provas do turno matutino, acontecem de 8h às 12h (horário local). Já no turno vespertino, os portões se abrem de 13h30min às 14h15min (horário local) e as provas acontecem das 14h30min às 19h30min (horário local).

Para a supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mônica Sarmento, o Encceja constitui uma oportunidade de continuação dos estudos e mudança de perspectiva de vida.

Para participar da prova é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para certificação do ensino fundamental e 18 anos para quem busca certificação no ensino médio. Todas as mudanças foram devidamente retificadas sob publicação no Diário Oficial a União (DOU), no dia 13 de setembro.

É importante salientar que somente as secretárias estaduais de Educação poderão fazer a certificação dos ensinos médio e fundamental. Os institutos federais só emitirão o certificado para o ensino médio.

Provas

Serão aplicadas quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha.Para ser aprovado e poder solicitar a emissão do certificado, o candidato deve atingir 100 pontos em todas as áreas do conhecimento. Os participantes que não obtiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois disso, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.






Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.