OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/12/2017 às 17:30

Emoção e apresentações artísticas marcam inauguração do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado em Marechal

Localizado anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, o NAEE conta com serviços de sala de recursos, salas de aulas para o EJAI, sala audiovisual e multimídia e atendimento psicopedagógico Localizado anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, o NAEE conta com serviços de sala de recursos, salas de aulas para o EJAI, sala audiovisual e multimídia e atendimento psicopedagógico

Izabelle Targino

Alegria e apresentação natalina marcaram a inauguração do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), uma espaço dedicado aos alunos da Educação Especial e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), localizado anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira (11). No NAEE serão oferecidos os serviços de sala de Recursos Multifuncionais, voltado para alunos com dificuldade e deficiência e funciona como um complemento ao trabalho realizado em sala de aula; sala de audiovisual e multimídia; três salas de aulas para os alunos com deficiência do EJAI e uma sala para atendimento psicopedagógico.

Os serviços de atendimento psicopedagógico serão voltados para qualquer aluno da rede de educação, como explica a coordenadora da Educação Especial, Monalisa Barros Albuquerque. “Nas escolas onde os professores notarem que o aluno tenha alguma deficiência ou apresente dificuldade de aprendizagem, em conjunto com a direção e em comum acordo com os pais, passará pelo atendimento psicopedagógico e, após a avaliação, caso necessário, será encaminhado para a avaliação clínica que emitirá o laudo. Com este laudo, os alunos serão oficialmente inseridos na Educação Especial e passarão a ter o acompanhamento especializado, de acordo com a deficiência ou dificuldade apresentada.”, explicou.

A sala de recursos funcionais, além de atender aos alunos do EJAI, também ficará disponível para os alunos especiais das escolas que não possuem o equipamento. Durante a solenidade de inauguração, após o descerramento da placa, o prefeito Cláudio Filho Cacau, o secretário de Educação Marcelo Beltrão, pais dos alunos e toda a equipe assistiram a uma apresentação dos alunos, que cantaram uma música de natal. Emocionada com a nova casa, a professora Cícera Alves, fez uma breve apresentação aos pais sobre o trabalho da Educação Especial e comemorou a conquista.

“Uma coisa muito importante para quem trabalha com a educação dos alunos especiais é estrutura e este núcleo traz pra gente esperança de dias melhores para a Educação Especial. Este é um momento ímpar. Quando eu entrei aqui fiquei muito emocionada. Nós sabemos o que passamos todos os dias ao lado desses alunos e nós acabamos sendo parte da família deles. Quero agradecer demais a todos e dizer que nunca me senti tão bem assistida como por essa equipe. Somos uma equipe que faz com amor”, disse a professora.

“Desde quando assumi o cargo de secretário disse que queria fazer a educação de Marechal como a que quero para os meus filhos e aqui encontrei uma equipe muito boa, um excelente corpo técnico que trabalha com amor e muita dedicação. Essa é a grande lógica nossa. Sabemos da vontade com que tudo saia da melhor maneira possível, mas temos que ir fazendo o que está ao nosso alcance. Quando iniciamos o trabalho não havia nenhuma sala de recurso funcionado e temos 223 alunos matriculados. Ano passado eram apenas 135 e nós fomos buscar estes alunos, que não encontravam apoio na gestão. Mas tenham certeza que, mesmo com todas as dificuldades encontradas este ano, nós conseguimos avançar muito. A educação é o ponto de apoio e é o primeiro indicador de qualidade de vida”, disse o secretário.

“Como prefeito é uma satisfação muito grande estar aqui hoje entregando este equipamento e com profissionais tão dedicados e amorosos. Além do prédio, nós percebemos que temos profissionais que fazem com amor, que tratam os alunos como filhos. Nosso papel é buscar estes jovens para que sejam inseridos na educação especial. Conto com a parceria dos pais e responsáveis para que participem, opinem e critiquem também para que a gente sempre possa buscar melhorias. Este será o primeiro de muitos núcleos que vamos abrir em Marechal”, finalizou o prefeito.


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.