OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

11/01/2018 às 09:57

I formação para setor educacional de Marechal termina com elaboração de Contrato de Gestão

Último dia foi dedicado aos técnicos da Secretaria de Educação de Marechal Deodoro Último dia foi dedicado aos técnicos da Secretaria de Educação de Marechal Deodoro

Antônio Carlos Souto

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), encerrou nesta quarta-feira (10), a I Formação para Gestores, Técnicos e Coordenadores Pedagógicos da Rede de Ensino de Marechal Deodoro, realizada na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo. Último dia foi direcionado aos técnicos da Semed, pontuando assuntos sobre programas, pedagogia e ações.

A formação faz parte do programa Educação É Tudo, e teve o intuito de implantar uma nova metodologia para padronização do ensino municipal, a capacitação, realizada em três dias, reuniu os atuais diretores das escolas municipais, que assumirão novo mandato, coordenadores pedagógicos que atuaram em 2017 e os inscritos no processo seletivo, além do corpo técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Tendo participado do segundo dia de formação, o diretor da Escola Municipal Manoel Messias Dos Santos, Davi Gregório, afirmou que a formação foi de fundamental importância para os futuros gestores e que ainda deu a oportunidade de compreender melhor o papel do diretor escolar bem como, elaborar junto a equipe um ensino estruturado.

“A troca de experiências entre pessoas que já atuaram na gestão escolar do município com os novos diretores, possibilitou pensar a educação de Marechal de uma forma unificada e mais homogênea. Nesse sentido, o que se pretende é que toda rede possa alcançar os mesmos níveis de aprendizagem dos estudantes. Que independente da escola, todas possam obter um bom desempenho e bons resultados”, afirmou.

Em seu último dia, a capacitação foi apenas conduzida aos técnicos da Secretaria de Educação, pontuando assuntos sobre programas, pedagogia e ações. Durante a formação, os participantes discutiram temas como “Desafios da liderança e relacionamento”, “As práticas eficazes na gestão da escola” e “Programa de alfabetização e revisão”.

Contrato de Gestão

Além de capacitar os profissionais, a formação também teve o objetivo de orientar e definir qual o papel de cada categoria no processo de ensino, aprendizagem e alfabetização dos alunos deodorenses.

Com base nisto, ao final da formação e com a orientação do profissionais que ministraram as palestras e oficinas, a Secretaria de Educação elaborou a minuta de um Contrato de Gestão onde ficarão definidos o papel dos diretores, coordenadores, do secretário, e de todos envolvido no processo de melhoria da Educação Municipal.

De acordo com o secretário Marcelo Beltrão, o contrato será assinado por todos e dará aos profissionais e à comunidade escolar clareza dos papeis e ações da Educação.

“A formação foi muito positiva. Nós conseguimos, além de orientar, definir nossas metas e fazer com que a equipe encontre a sintonia e harmonia necessária de cada um fazer seu papel e dar o melhor resultado ao povo de Marechal Deodoro. Já na próxima semana vamos assinar um Contrato de Gestão, uma coisa inédita no município, onde cada um e a comunidade saber, de forma clara, o seu papel dentro do processo de alfabetização. Assim, tenho certeza que vamos avançar na proficiência, na aprovação, no combate à evasão escolar e na correção de fluxo. Tudo isso só está sendo possível graças ao apoio do prefeito Cacau, que tem a educação como prioridade”, comemorou o secretário.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.