OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

20/03/2018 às 21:00

Reforma da Escola Estadual Constança de Goes Monteiro preserva história de Major Izidoro

 Melhorias proporcionadas pela Seduc beneficiaram cerca de 500 estudantes. (fotos Márcio Ferreira) Melhorias proporcionadas pela Seduc beneficiaram cerca de 500 estudantes. (fotos Márcio Ferreira)

Lucas Leite

A educação é a pedra fundamental de qualquer cidade. Em Major Izidoro, essa base tem nome: Escola Estadual de Ensino Integral Constança de Goes Monteiro, que, nesta terça-feira (20), completou 70 anos de inestimáveis serviços à formação educacional do município.

E para melhorar ainda mais a festa, nesta mesma data, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou a reforma da unidade, beneficiando cerca de 500 estudantes, sendo 200 do ensino integral.

A escola foi ampliada de três para oito salas de aula e recebeu melhoria nas redes hidráulica e elétrica, pintura, condicionadores de ar e está encantando funcionários, alunos e comunidade izidorense de forma geral.

Uma mãe para Major, mas nem sempre a realidade foi assim. A ex-diretora Maria de Fátima Mendes Coutinho relembra o tempo em que a Educação não recebia investimentos e conta que chegou a vender picolé para ter recursos para comprar vassouras e sabão em pó para a escola.

"Em 1973, prestes a fazer 18 anos de idade, comecei a trabalhar como professora na Constança [de Goes Monteiro]. Hoje, ao visitar a escola, fiquei maravilhada. A nova estrutura ajuda muito os alunos, pois dá conforto e garante a qualidade do ensino. Além disso, a modalidade de ensino integral protege os jovens dos problemas sociais', fala Maria.

A ex-gestora diz ainda que considera a escola uma mãe e afirma que ela sempre acolheu os filhos da terra, do juiz ao carroceiro.

A ex-aluna, Djanira Vitorino, atualmente com 60 anos de idade, relembra da época em que estudou na unidade. "A escola só tinha um corredor e três salas, mas tinha bastante qualidade. Atualmente, ela está ótima, lindíssima, proporcionando ao aluno o que ele merece. Toda a comunidade tem muito carinho pela Constança. Ela representa tudo de bom que há na nossa cidade", relata Djanira.

O sentimento de pertencimento perdura as gerações dos izidorenses. Maria Vitória Santos Barbosa, aluna da 2ª série do ensino médio, fala sobre as melhorias. "A escola está muito melhor. Está convidativa e sendo interessante para os jovens, mantendo os alunos em sala de aula. Estou amando o ensino integral, pois oferta disciplinas eletivas e projetos, possibilitando mais oportunidades para todos nós", diz Maria Vitória.

A atual gestora, Edna Ribeiro Leite, que também é ex-aluna da Escola Estadual Constança de Goes Monteiro, afirma que o empenho pela melhoria foi essencial durante as obras.

"Não quisemos parar nossas atividades durante as obras. Ninguém desistiu do ensino integral, que está deixando todos muito satisfeitos. O comprometimento é essencial para o funcionamento da escola".

Superação

Durante a entrega das obras, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, parabenizou o povo izodorense pelos esforços ao longo dos anos para ter uma educação de qualidade.

"Só o sonho fez vocês superarem seus obstáculos. O povo de Major Izidoro, há 70 anos, já brigava por uma educação de qualidade. Por isso eu peço ajuda aos professores, que ensinem bem aos nossos estudantes. Educação é tudo", declara Luciano Barbosa.

Ascom Seduc/AL



Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.