OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

13/06/2018 às 12:40

Educação no campo apresenta horta sustentável desenvolvida em Pão de Açúcar em encontro nacional

As escolas da Zona Rural de Pão de Açúcar estão sendo representadas no Encontro Nacional dos 20 anos da Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Este ano, o evento é sobre o tema “Educação é direito, não é mercadoria”.  “Vamos apresentar a experiência que estamos iniciando com a horta sustentável e o resgate da história da comunidade, com o trabalho de estímulo para apresentações criativas através do teatro, cordel, música, dança, entre outras”, disse o coordenador de Educação do Campo do município, Oscar dos Santos.

O evento acontece entre os dias 12 e 15 de junho, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), no Campus Darcy Ribeiro, na capital federal. "O município vai ter a oportunidade de compartilhar as atividades realizadas nas escolas da cidade com de mais de 1000 representantes de fóruns, comitês e articulações estaduais ou municipais de educação do campo", pontuou a secretária da Educação Municipal, Karla Cansanção, acrescentando que, tudo só é possível pela ação do prefeito Flávio Almeida, que tem apoiado os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o encontro serão realizados debates e apresentações de trabalhos para discutir temas como educação de jovens e adultos, gestão e políticas públicas, licenciaturas em educação do campo, experiências de formação em arte e cultura, gênero e educação, educação profissional, agroecologia, residência agrária, formação continuada de educadores e pedagogia da alternância.

Pronera

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que completou 20 anos em abril deste ano,   nasceu da demanda dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais em 1998 pelo direito à educação com qualidade no campo. Sua atuação se dá por meio de parcerias entre o Incra e instituições públicas de ensino ou instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos, além de governos estaduais e municipais, com o apoio de entidades representativas do público da agricultura familiar.

Em Pão de Açúcar, participam do programa as Unidades Municipais de Ensino Maria Celeste Machado de Andrade, João Leite, Xexéu, Pedro Soares, Lindauro Costa, Jaime de Altavilla, Capitão Manoel Rego, Pé da Serra, Ilha do Ferro e Garrincha.

fonte: Ascom Pão de Açúcar


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.