OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

12/07/2018 às 13:00

FAT realiza o III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Nuno Nobre, Gastrônomo português, é presença confirmada Nuno Nobre, Gastrônomo português, é presença confirmada

A Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) realiza, no período de 28 a 30 de novembro, o III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos e Fórum Nacional de Coordenadores de Gastronomia, evento que vai reunir no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, palestras internacionais, nacionais, exposição de produtos e tecnologias ligadas ao segmento de alimentos e bebidas, e apresentação de trabalhos acadêmicos. “Nosso objetivo ao trazer esse evento para Maceió é fortalecer a relação entre a comunidade científica e as empresas do setor, aproximando estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da Gastronomia, Nutrição e Tecnologia de Alimentos. Será um espaço de intercâmbio de saberes e de valorização da gastronomia brasileira”, destaca Tina Purcell, coordenadora do curso de Gastronomia da FAT. 

“Cozinha Peruana de raiz”, “Sabores e Saberes, a Formação da Cultura Alimentar”, “Valorização e Legalização do Pequeno Produtor”, “Resgate cultural, o sentimento de pertença – utensílios e alimentos”, “Fronteiras entre Alimentação, Arte e Ciência”, e a “Utilização de Panc's na academia, nos cursos de culinária e gastronomia” são alguns dos temas que estarão em discussão. Entre os palestrantes, destaque para o gastrônomo português Nuno Nobre, fundador da Nuno Nobre Consultoria (NNC), empresa de consultoria especializada em comunicação, atualmente representada em Portugal e Espanha, como foco nas indústrias culturais, gastronomia e viagens, incluindo investigação sobre a história da alimentação e novas tendências para o turismo. Professor universitário na área de empreendedorismo em Gastronomia e Turismo, ele é criador e promotor de projetos como o Go Foodies, Festival Internacional Ouriço-do-Mar, À Mesa com as Aldeias do Xisto, Endògenos, Platicemar, Festival Caldo de Peixe, entre outros. 

Cristiana Couto, pós-doutoranda em História da Ciência com vasta experiência na área de Jornalismo e História da Ciência, com atuação nos temas culinária brasileira, culinária portuguesa, medicina e química do século XIX e alimentação, também é presença confirmada no evento, assim como gastrônomo Gustavo Guterman, colunista permanente da revista Infood, Técnico em Cozinha, especialista em Gestão de Segurança de Alimentos, Integrante do Fórum Nacional da Educação em Gastronomia e parceiro do Observatório Cearense da Cultura Alimentar – OCCA. A chef peruana, Elena Castañeda, também vai participar do congresso, apresentando ao público a vasta experiência em ensino acadêmico e catering especializado. O cozinheiro especializado na Gastronomia Baiana, Jorge da Hora, o nutricionista especialista em Gastronomia Avançada, Luiz Fernando Escouto, e o gastrólogo e cozinheiro profissional, Miche Abras, também são presenças confirmadas.

O prazo para submissão de trabalhos acadêmicos no congresso terá início no próximo dia 15 e segue até 30 de setembro.  As informações sobre a apresentação dos trabalhos podem ser conferidas no link https://bit.ly/2Jgg8rN, onde também é possível realizar a inscrição para participar do evento. 

Fonte: Ascom FAT


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.