OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

16/07/2018 às 16:30

AMA vai capacitar motoristas do transporte escolar

Hoje, cada prefeitura recebe do Governo Federal em torno de R$ 0,69 por mês para cada aluno que utiliza o transporte escolar. O valor está longe de arcar com os custos de combustível, manutenção e salário dos motoristas, mas os gestores não estão medindo esforços para cumprir a instrução normativa do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) que regulamenta o transporte escolar.

Para cumprir uma das determinações, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) vai oferecer, em parceria com o Sistema S, a capacitação para todos os motoristas de transporte escolar do estado. A primeira turma começou hoje, segunda-feira, dia 16, em Cacimbinhas para os motoristas da cidade sede, de Minador do Negrão e de Dois Riachos e segue até sexta (20).

Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da AMA, explicou que a primeira turma foi durante a semana porque as aulas ainda não retornaram do recesso escolar, os demais municípios vão ser capacitados em outras turmas com aulas apenas aos finais de semana até o dia 02 de novembro. “Estamos finalizando o calendário dos cursos, ajustamos da melhor forma possível para que todos possam participar”, afirmou.

Segundo o prefeito Adelmo Calheiro, que representou a AMA na última reunião com o Detran e representantes do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL), foi por causa de uma solicitação da Associação que os municípios conseguiram estender o prazo para as capacitações dos motoristas.

“O prazo encerraria dia 3 de agosto, mas seria inviável, já que não podemos paralisar as aulas para oferecer o curso para os motoristas. Então, a capacitação que poderia durar cinco dias, vai levar quase um mês porque só pode ser realizada nos finais de semana”, explicou.

Outra conquista da AMA, foi a oferta de um prazo para adaptação com relação ao período de uso dos carros. Pela instrução normativa, os automóveis podem ter até 15 anos de uso, depois disso fica impossibilitado de rodar. Agora, após solicitação da AMA, a partir de 2019 os carros podem ter até 20 anos de uso, sendo esse prazo decrescente até atingir 15 anos de uso em 2024.

Fonte: Ascom AMA


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.