OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de agosto de 2018

Educação

08/08/2018 às 20:11

Professores de matemática de Lagoa da Canoa são capacitados com metodologia inédita no Brasil

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria de Educação, deu início no último sábado (4), um processo de formação continuada inédito no país, onde professores da rede municipal passam por um processo de capacitação relacionado à Metodologia da Resolução de Problemas, o mesmo utilizado em países asiáticos como Japão e Singapura.

Lagoa da Canoa é o primeiro município brasileiro a aplicar esse tipo de metodologia entre os docentes da área. A capacitação conta com o total apoio da prefeita Tainá Veiga, da secretária municipal de Educação, Joana Darque, e do coordenador técnico, Geovan Vieira. Apesar da metodologia estar prevista nos parâmetros curriculares nacionais, ela é pouco conhecida pelos professores brasileiros e busca incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais da área de Matemática, contribuindo para a sua valorização e crescimento profissional.

Com a aplicação desta metodologia, os estudantes tornam-se agentes ativos e críticos na construção do saber, enquanto os professores aprendem como ensinar, transformando o paradigma da dinâmica da sala de aula para promover a participação dos estudantes. A formação prossegue até o final do ano letivo com um total de 60 horas. A metodologia é repassada pelo coordenador regional da OBMEP em Alagoas, Adelaison Peixoto.

De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a formação visa contribuir para uma mudança de paradigma de ensino expositivo centrado no professor para um ensino ativo centrado no aluno, melhorando assim a aprendizagem.  “O nosso compromisso é desenvolver uma educação com muito mais qualidade, com ações que vão desde a estruturação física até a valorização do servidor, através de ações como essa capacitação dos professores”, frisou a prefeita.

Fonte: Ascom Lagoa da Canoa


Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.