A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ao lado da diretora de Licitações e Contratos da Arser, Vanderléia Guaris, durante treinamento realizado auditório da agência. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Arser
A condução administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é uma das mais complexas na gestão pública da capital. Com 142 escolas, 6.500 servidores e milhares de alunos sob sua tutela, o organismo opera cerca de 25% do orçamento do Município de Maceió. “Isso precisa ser cuidado”, enfatizou a secretaria Ana Dayse Dorea, durante o treinamento realizado no auditório da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) na manhã desta quinta-feira (09).
Por isso, a própria gestora resolveu solicitar à Agência um treinamento sobre fluxo de processos tendo como público-alvo cerca de 50 servidores que atuam, em algum momento, nas etapas dos processos de compra e contratação da Secretaria.
“Para comprar livro, contratar professor, contratar servidor e ter uma infraestrutura funcionando é preciso ter uma área administrativa muito forte”, assinalou Ana Dayse. “O nosso objetivo final é o ensino e a aprendizagem, mas para isso acontecer, eu preciso que as coisas aconteçam em tempo hábil”, reforçou.
Aprender a acertar mais para errar menos. A premissa da professora vem na ponta do lápis: qualificar os servidores para melhorar o desempenho e a qualidade da educação oferecidos pelo município de Maceió. “Estamos vivendo um momento de inovação em que os processos físicos do papel deixaram de acontecer e passamos a utilizar o sistema tecnológico online como o E-Jade. Com esse aprendizado, nós vamos melhorar o fluxo e o caminhar desse processo dentro da rede pública de ensino”, comentou a secretaria.
Aproximadamente 50 servidores da Semed participaram da capacitação. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Arser
Mudanças nas contratações
O treinamento foi ministrado pela diretora de Licitações e Contratos da Arser, Vanderléia Guaris. De início, os servidores conheceram mais de perto a estrutura, as atribuições e a finalidade da agência. Em seguida, a palestrante detalhou o passo a passo do fluxo processual para aquisição de bens e serviços.
“Eu mostrei que houve mudanças na estrutura da Administração e nas contratações, e que operamos um novo sistema que eles precisam acompanhar”, apontou Vanderléia Guaris. “É uma tentativa de ajudá-los a otimizar o serviço deles para que o processo se torne mais eficiente e chegue mais rapidamente na agência”, explicou a diretora.
Fernando Coelho / Ascom Arser
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