OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

17/10/2018 às 13:07

PSE realiza testes para detectar saúde ocular de alunos da rede municipal de Marechal

Diagnósticos estão sendo realizados nas escolas municipais, e seguem até o final deste mês. Caso algum aluno seja identificado com possíveis problemas de visão, é encaminhado para um oftalmologista Diagnósticos estão sendo realizados nas escolas municipais, e seguem até o final deste mês. Caso algum aluno seja identificado com possíveis problemas de visão, é encaminhado para um oftalmologista

Sthefane Ferreira

Ascom

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde da Escola (PSE), deu início ao teste de acuidade visual. O intuito é que os alunos da rede municipal possam ser avaliados quanto a saúde ocular. Os diagnósticos são realizados por profissionais das unidades de saúde que ficam localizadas próximas as escolas.

Os testes iniciaram no começo de outubro e seguem até o final do mês. Para que seja detectado algum tipo de deficiência visual, os enfermeiros realizam o teste Snelen, que detecta se a criança tem dificuldade de enxergar. Este teste pode ser feito por professores ou pelo profissional da saúde.

O teste de Snelen consiste numa tabela de símbolos em que o aluno precisa detectar letras em várias posições. Com uma distância de cinco metros, a criança observa símbolos em diversos tamanhos. Se o estudante obter dificuldade para detectar algum desses, é encaminhado para um oftalmologista que irá solicitar novos exames para um diagnóstico mais completo, verificando assim, se o aluno precisa de óculos ou não.

De acordo com a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Isabele Araújo, o intuito do município é garantir que alunos com dificuldades na visão possam ter tratamento correto, evitando ter mais dificuldades na visão.

“Esse é um trabalho que é realizado em conjunto, entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, que tem um único objetivo: Detectar os problemas dos nossos alunos, para obtermos bons resultados na educação e saúde do nosso município”, explicou.

Segundo a professora do 1º ano da Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante, Tassiane Souza, o teste ocular beneficia ainda mais no aprendizado dos alunos.

“Eu tenho duas alunas que têm muita dificuldade para enxergar, elas sentam bem na frente, para conseguir copiar o que coloco no quadro. Sem dúvidas essa parceria entre as duas Secretarias vai beneficiar ainda mais os nossos alunos, porque com esses testes conseguimos identificar as dificuldades que eles têm na visão”, expôs a professora.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.