OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

18/10/2018 às 17:26

Atividades diversas marcam a III Semana das Engenharias da FAT

Evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área na Unidade Barro Duro Evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área na Unidade Barro Duro

A Unidade Barro Duro sediou a terceira edição da Semana das Engenharias da FAT, evento que reuniu estudantes, professores e profissionais da área, entre os dias 8 e 10 de outubro, na Unidade Barro Duro. A programação contemplou as Engenharias Civil, de Produção e da Computação. “O evento proporciona aos alunos um momento de integração. Eles têm a oportunidade de participar de palestras e torneios, onde aplicam, na prática, os assuntos vistos em sala de aula e têm contato com profissionais que atuam em diversas áreas da Engenharia’’, explica Renilda Correia, coordenadora do curso de Engenharia Civil e idealizadora do evento.

‘’Carreira de T.I.: de Maceió para o Exterior” foi o tema da palestra ministrada pelo graduado em Ciência da Computação, Felipe Lima. Ele foi convidado para trabalhar em uma multinacional, na Europa. “Há boas oportunidades, em outros países, para quem trabalha na área de programação. Por isso, é importante estar preparado e ampliar a visão sobre o campo de atuação, na área”, explica. O coordenador do curso de Engenharia da Computação da FAT, Oswaldo Cavalcante, explica o motivo dessa demanda. ‘’Não há mão de obra qualificada em uma escala global. Grandes empresas têm importado esses profissionais’’, salienta. E a possibilidade de atuar no exterior deixou animado o estudante do 2º período de Engenharia da Computação, Diego Catharin. “Vou começar a me preparar agora para tentar uma vaga em uma dessas multinacionais”, comemora.

O engenheiro Civil, Mateus Kühn, ministrou palestras sobre as alternativas tecnológicas na fabricação de tanques para sistemas de tratamento de esgoto. “Por muitos anos se utilizou fibra de vidro, que causa muitos problemas respiratórios durante o processo de fabricação, além de usar produtos químicos e de baixa resistência. Hoje, em função dos avanços da Engenharia, temos materiais mais adequados para as aplicações em tratamento de esgoto e os futuros profissionais precisam estar qualificados e atualizados’’, explica.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Renata Correia, fala sobre a importância de integrar os cursos. “As engenharias estão interligadas em praticamente todos os processos de criação, concepção e execução.  O evento trouxe temas que agregam conhecimento, dentro da realidade de cada curso, para os futuros profissionais’’, destaca.

Dentro da programação, também foram realizados torneios de carneiro hidráulico, de pontes de macarrão e a apresentação de protótipos. Everton Mendes é professor do curso de Engenharia Civil e foi o responsável pelo torneio de pontes de macarrão. “Eles desenvolveram os projetos com o auxílio de ferramentas computacionais, verificando os esforços atuantes dentro da estrutura por meio de um dimensionamento, levando em consideração as propriedades de resistência dos materiais. É um incentivo à prática da teoria de sala de aula, por meio do qual avaliamos a carga máxima, o peso da estrutura e a estética”, explica o professor, satisfeito com o resultado dos trabalhos. 

O Processo de fechamento dos lixões de Maceió também foi tema de palestra com o promotor Jorge Dória. “Agradeço pela oportunidade de destacar a importância do tema para os futuros engenheiros”, destacou ele. As aplicações da tecnologia BIM na construção civil também foram abordadas, durante o evento, pelo engenheiro Evandro Vasconcelos, é representante de Alagoas na Câmara Brasileira de BIM (CBIM).   

Eles também participaram de palestras que discutiram temas como Carreira de TI, Alternativas Tecnológicas na Fabricação de Tanques para Sistemas de Tratamento de Esgoto, e Aplicações da Tecnologia de Modelagem da Informação da Construção na Construção Civil.

Fonte: Ascom FAT


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.