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30/11/2018 às 13:53

Escola de Alagoas é case de sucesso entre as melhores práticas em gestão escolar do Brasil

Ideb da escola saiu de 2,8 para 5,3 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Ideb da escola saiu de 2,8 para 5,3 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Manuella Nobre

Alagoas está vivendo e escrevendo uma nova história para a educação pública. Além da comprovada melhoria dos índices educacionais, as escolas públicas alagoanas têm sido convidadas a apresentarem suas experiências pelo Brasil. Na última semana, o Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar 2018, evento promovido pela Fundação Lemann em São Paulo, contou com a participação da Escola Estadual Maria Amália, do bairro Rio Novo, em Maceió. A unidade apresentou o case de sucesso “Combatendo a indisciplina com foco na melhoria da aprendizagem”.

O estado também foi representado pela Escola Municipal Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe, campeã no Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com índice de 9,9, o melhor do país. Na seminário, a gestora Silvania Gouveia participou do debate intitulado “Aqueles que fazem a diferença na educação: foco no diálogo e no trabalho em equipe".

Uma das mais importantes organizações educacionais do país, a Fundação Lemann  também é parceira da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em uma ação que visa melhorias nos índices educacionais alagoanos e no processo de gestão da aprendizagem. Dentre as atividades desta parceria está o curso de Gestão de Aprendizagem ofertado para gestores da rede estadual desde 2016. Neste curso, são discutidas metodologias para aperfeiçoar a gestão escolar, proporcionando melhorias na aprendizagem de alunos.

O seminário da Fundação Lemann contou com a participação do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que abordou políticas públicas; da educadora Tracy-Ann Hall, da Jamaica, eleita uma das dez melhores educadoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Pieze 2017; e do professor norte-americano James Liebman, apresentando “A aprendizagem Evolutiva”, que mostra as experiências das escolas de Nova York.

Experiência enriquecedora

A Escola Estadual Maria Amália é uma das unidades que participou do curso de Gestão de Aprendizagem. Junto às escolas estaduais Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, do Tabuleiro do Martins, e Professora Ana Coelho Palmeira, de Jacarecica, ela foi pré-selecionada para participar do seminário da Fundação Lemann. Por ter sido a mais votada entre as três unidades, ela foi escolhida junto a sete outras instituições do país para apresentar seu plano de ação “Combatendo a indisciplina com foco na melhoria da aprendizagem”, resultado de dois anos do curso de formação para gestores.

Experiência da Escola Estadual Maria Amélia foi apresentada em SP (Cortesia Escola Maria Amélia)

“Nós tínhamos problemas de indisciplina. Durante o ano de 2017, a partir destas formações, uma equipe estratégica composta por professores, funcionários, pais e alunos elaborou e pôs em prática este plano de ação que conseguiu reduzir 90% dos casos e ainda aumentar o Ideb de nossa escola, que saiu de 2,8 para 5,3 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, explicou a gestora-geral, Taciana Gomes.

A articuladora de Ensino da escola, Vânia Carlos, destaca que a participação no seminário foi uma experiência enriquecedora. “Faltam palavras para descrever tudo o que foi vivido nesse seminário. Todas as atividades foram organizadas para a promoção de metodologias para melhoria da educação pública. Foi um orgulho estar presente em um evento tão importante e representar Alagoas e a nossa escola. Isso nos deixa ainda mais motivadas”, afirmou Vânia Carlos.


Ascom Seduc

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