OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/12/2018 às 12:24

Rui Palmeira abre seminário sobre educação de Maceió

Rui Palmeira – Prefeito de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Rui Palmeira – Prefeito de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nessa terça-feira (11), o prefeito Rui Palmeira participou da mesa de abertura do Seminário Anual do Projeto Semed/Pnud. Com o tema “Trilhando o caminho para uma Educação de qualidade: Alcances e desafios da Rede Municipal de Maceió”, o evento acontece entre os dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções, Ruth Cardoso, na sala Ipioca.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o evento é uma oportunidade para fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e medir os avanços na educação pública municipal. “A realização desse evento já é tradição na nossa gestão, mas esse ano veio com um gosto especial, pois Maceió foi a capital que mais cresceu proporcionalmente no Brasil segundo a avaliação do Ideb. Nós saltamos do último lugar para a quarta capital do Nordeste com melhor avaliação”, destacou.

Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, durante abertura do seminário anual

A mesa de abertura também foi composta pela secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para a secretária, Ana Dayse Dorea este é o momento de analisar o desempenho da rede municipal de ensino e, então, planejar as ações para 2019.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje, com os professores, coordenadores, diretores da rede municipal e com alguns dos nossos alunos, para encerrar as atividades administrativas do ano de 2018. Vamos avaliar o que foi realizado não só ao longo deste ano, mas ao longo destes seis anos de gestão e também comemorar os frutos deste trabalho, já que Maceió ultrapassou a meta projetada para o Ideb”, afirmou a secretária.

Ex-aluna da rede municipal de Educação, Tereza Gabrielle conta a experiência dela

Durante a abertura, a ex-aluna da rede pública Tereza Gabrielle da Silva (20), que hoje cursa direito e é estagiária da Prefeitura de Maceió, deu o depoimento dela. “Sempre estudei em escola pública e sempre acreditei na educação. Foi assim que trilhei o meu caminho e estou aqui hoje para contar minha história e estimular outros estudantes a acreditarem no poder de transformação que a educação tem”, disse.

Na ocasião, os alunos da rede municipal que estavam presentes receberam kits de livros paradidáticos e as escolas ganharam caixas de literatura “Biblioteca para todos”, composto por 300 exemplares de livros infantis e infantojuvenis. Também houve apresentação do “Projeto Musicalizando”, composto por professores e estudantes das escolas municipais Jayme de Altavilla e Dom Helder Câmara. O seminário segue até esta quarta-feira (12), com debates e painéis.

Rui Palmeira entrega livros para os estudantes da rede municipal de ensino

Crescimento no Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O índice é calculado a cada dois anos a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2013, Maceió disputava a última colocação entre as capitais do Nordeste com o pior índice e tinha média entre 4.1 e 5. Com a parceria firmada entre a Semed e o Pnud, Maceió melhorou os indicadores e, agora, comemora um crescimento de seis pontos, ocupando uma nova faixa de classificação entre 5.1 e 6.0 pontos.

Como forma de reconhecimento ao trabalho realizado, o prefeito Rui Palmeira, anunciou durante a abertura do evento, premiação em dinheiro para as unidades de ensino da rede municipal. Para as escolas que alcançaram médias no Ideb igual ou maior a 5.0 foi destinado R$8 mil para investimentos em projetos escolares, aquelas que tiveram média igual ou maior que 6.0 receberam R$10 mil.


fonte: Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.