OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

14/12/2018 às 10:00

Estudantes arapiraquenses desenvolvem aplicativo de conscientização ambiental

Sandileide e Gustavo mostram aplicativo desenvolvido Sandileide e Gustavo mostram aplicativo desenvolvido

Ana Paula Lins

Estudantes arapiraquenses desenvolveram um aplicativo de celular para conscientizar seus colegas sobre a importância da preservação ambiental. O aplicativo Pense Verde é um projeto de autoria de alunos do ensino integral da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen) e foi apresentado durante a ExposINTE, em novembro. Na ocasião, a mostra trouxe os trabalhos e ações desenvolvidas no decorrer do ano.

O projeto nasceu a partir da disciplina eletiva de Tecnologias Educacionais e visa fomentar uma nova postura entre os alunos da escola, conforme observa a professora e idealizadora Sandileide Ribeiro. “Com esse aplicativo, queremos conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e de atos simples como jogar o lixo no local certo. A ideia é estimular uma postura sustentável”, explica a professora.

O estudante Gustavo Brito, um dos desenvolvedores da tecnologia, enumera os conteúdos disponíveis no aplicativo. “Temos dicas sobre reciclagem, quiz com perguntas, vídeos. Nossa meta agora é disponibilizá-lo no Google Play”, avisa o garoto, referindo-se à loja oficial de aplicativos do Sistema Android.

O aplicativo já chama atenção fora de Alagoas, tendo sido inscrito na Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), iniciativa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UEGRS), que estimula estudantes do ensino médio da rede pública a desenvolverem tecnologias para a transformação social e ambiental.

Aplicativo Pense Verde foi apresentado durante a ExposINTE, em novembro 

Protagonismo

A diretora-adjunta Valéria Santos comemora os resultados alcançados pelo aplicativo e destaca como o ensino integral permite ao aluno ter um aprendizado mais amplo e desenvolver projetos diferenciados.

“O ensino integral é o futuro. Aqui o aluno pode ser o que quiser e vale a pena investir em uma modalidade onde, após três anos, ele sairá com uma formação diferenciada”, avalia Valéria, informando que, para o próximo ano letivo, a escola pretende dobrar o seu número de turmas para a 1ª série do ensino integral.



Ascom Seduc

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.