OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

20/08/2019 às 14:04

Semed Penedo apresenta programa que incentiva valores humanos em sala de aula

Com o intuito de desenvolver os valores humanos em alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação criou o programa pedagógico: Valores humanos: Lendo, apreendendo e vivenciando, que será executado nas Escolas Municipais de educação Básica, seguindo um cronograma definido pela Semed.

O programa já foi apresentado na EMEB Hanna Bertolet, no Povoado Santa Margaria, zona rural de Penedo e seguirá nas seguintes unidades de ensino: Irmã Jolenta,  dia 22 de Agosto, Costa Mangabeira, dia 28 e Manoel Soares dia 29, prosseguindo para toda rede municipal na sequência.

O objetivo  é estimular por meio da leitura e da vivência, o aprendizado a cerca de valores pouco difundidos no mundo atual, a exemplo de: Delicadeza ,civilidade, gentileza, atenção, paz, retidão, amor, verdade, entre outros; levando em consideração a questão da violência  bastante propagada na atualidade, na qual para muitos, é fruto do abandono desses valores básicos, sendo substituído pela busca de vantagens sem nenhum critério.

Implantação do Programa

Segundo informações da Semed, a estratégia para execução do programa deve concentrar periodicamente em torno de um valor e de um texto escolhido previamente, para ser trabalhado em sala de aula, distribuído para todos os alunos.

Haverão encontros periodicamente com os professores, para apresentação do projeto e o acompanhamento das atividades. Nas escolas serão organizados murais sobre os temas abordados em cada mês.

Já em sala de aula os procedimentos didáticos devem atender a aplicação de cinco técnicas desenvolvidas por Sathya Sai Baba: Harmonização, Reflexão do pensamento, narração de história, canto em grupo e outras atividades em grupo.

As atividades serão acompanhadas pela equipe técnica da Semed por meio de:  Elaboração de relatórios das atividades; levantamento do engajamento dos professores; observação da mudança de postura dos alunos e organização de plenárias com os alunos.

Pedagogia 

Para o Técnico pedagógico Eduardo José Oliveira  é preciso  combater a absorção de coisas ruins que vem externamente do ambiente escolar, como a violência, desonestidade e o desrespeito com o próximo.

“Procuramos trabalhar com os alunos a polidez, que significa,  delicadeza ,civilidade, gentileza e atenção entre outros sinônimos. Assim ,trabalhamos no ambiente escolar valores de convivência na comunidade”, enfatizou

Visão essa compartilhada pela Técnica Pedagógica Lúcia Pereira :

“Será  feita uma retrospectiva das mudanças sociais, à vida de ontem, em relação a tecnologia, sendo proposto através de motivação o incentivo a uma metodologia dinâmica e moderna aos professores.”, explicou

De acordo com a Secretária municipal de educação Cíntya Alves, o programa busca promover o resgate e a vivência dos valores essenciais para a boa convivência e aceitação social, respeitando as diferenças e adotando atitudes e comportamentos que venham contribuir para a melhoria das relações interpessoais.

“A escola é um espaço de construção e trocas de conhecimentos, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico e reflexivo perante a sociedade”, concluiu Cíntya Alves.


Fonte: Secom Penedo


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.