OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

28/08/2019 às 12:20

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação será realizado na Unit em Maceió

 Gestores de instituições de ensino superior da região Nordeste participarão de debates sobre diretrizes da pesquisa e pós-graduação nas IES Gestores de instituições de ensino superior da região Nordeste participarão de debates sobre diretrizes da pesquisa e pós-graduação nas IES

Nos próximos dias 29 e 30 de agosto, a partir das 8h, o Centro Universitário Tiradentes –Unit AL sediará o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior – FOPROP Nordeste. No encontro, gestores das IES e representantes de órgãos reguladores e financiadores de programas de pós-graduação irão discutir o cenário atual de contingenciamento e articular proposições.

Os participantes serão recebidos no Anfiteatro do Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas, onde ouvirão as boas-vindas de Dário Arcanjo, Reitor da Unit AL; George Rego Albuquerque, coordenador do FOPROP Nordeste; Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); Diego Menezes, presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisas (ITP); e Daniela Kabengele, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unit AL.

“Este encontro é importante para discutir as estratégias voltadas à manutenção da pesquisa, inovação e pós-graduação no âmbito regional e nacional. Na atual conjuntura, mais do que nunca, os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação devem estar unidos para enfrentar os desafios”, ressalta Daniela Kabengele, Pró-Reitora da Unit AL. 

Programação

No primeiro dia de atividades, os gestores cumprirão agenda com formação da mesa de debates ‘Fomentos e Convênios’, apresentada por Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que falará sobre a distribuição das bolsas de ensino, fomento ao Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) e áreas prioritárias.

Em seguida, Fábio Guedes apresentará ‘O papel das Fundações de Amparo à Pesquisa no financiamento’. No período da tarde, Márcio Guerra, professor doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), abordará o assunto ‘Comunicação: Divulgação Científica’. Logo após, será feita uma apresentação dos resultados GT’s e ações multimídia.

Na sexta-feira (30), das 9h às 12h30, a programação continua com o tema ‘Avaliação Multidimensional e Autoavaliação’, que será debatido por Sérgio Avellar, Coordenador Geral de Normatização e Estudos da CAPES. E por fim, Ronaldo Lopes, coordenador da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros do CAPES, apresentará a pauta ‘Qualis Periódicos. Devemos ainda nos preocupar com isto?’.

Sobre o FOPROP - O Fórum reúne gestores das instituições de ensino superior brasileiras, públicas e particulares, para uma melhor interação dos profissionais que se dedicam regularmente à pesquisa, à inovação e à pós-graduação com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e os órgãos financiadores de pesquisa e da pós-graduação.

O FOPROP se consolidou como entidade de direito privado, que representa atualmente 248 instituições de ensino superior e de pesquisa associadas, de diferentes segmentos (públicas, comunitárias e particulares) e sediadas em todos os estados e regiões do país. No âmbito de suas competências, definidas em seu Estatuto, o Fórum tem procurado ser protagonista na defesa e promoção da pesquisa, da pós-graduação, da tecnologia e da inovação. 

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.